Tomografias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomografia computadorizada

O que é a Tomografia Computadorizada?
Tomografia Computadorizada (Tomografia Assistida por Computador ou Tomografia Computorizada) é um meio de obtenção de imagens que utiliza radiação ionizante - raios X. Os feixes de raios X são emitidos por uma fonte própria e projetados em várias incidências através da região do corpo a estudar. As diferenças entre a radiaçãoabsorvida e a não absorvida pelo corpo são registadas em detectores especiais, processadas por computador e convertidas em imagens de órgãos e tecidos corporais. Essas imagens são visualizadas em ecrã ou em película de raios X e interpretadas por médicos especialistas.

Marcação do exame
A marcação dos exames de Radiologia geral é efetuada na recepção da DIGIMED ou pelos telefones : 32421100ou 32420180. As marcações são feitas após a apresentação da requisição do exame devidamente preenchida pelo médico assistente e autorizada pelo seu respectivo plano de Saúde se for o caso.. No momento da marcação, além da indicação da data, hora e local da realização da Tomografia Computadorizada, são dadas informações sobre a preparação a efetuar e entregue um termo de consentimento que deverá serdevolvido, devidamente assinado, no dia do exame.

Preparação
A necessidade de preparação para a realização do exame está dependente do tipo de órgãos ou situação que pretendemos avaliar. Na maioria dos estudos o paciente deve observar um jejum de 6 horas. Habitualmente nos exames abdominais e pélvicos o doente ingere, antes do exame e já no Serviço de Imagiologia, meio de contrate oral paramelhor identificação do tubo digestivo.
O doente deve vestir roupa prática, confortável e sem peças metálicas e deve retirar da zona a se avaliar fios, brincos, ganchos, piercings ou outros acessórios que prejudiquem a qualidade do exame. Nos estudos da cabeça e pescoço as tranças devem ser desmanchadas.
O paciente deve informar da existência de eventuais alergias alimentares, medicamentosas ououtras e avisar, no caso de ser mulher, se está ou suspeita estar grávida.
O doente deve trazer os exames anteriores que tenha em seu poder.

Como é feito um exame de Tomografia Computadorizada?
Os estudos por Tomografia Computadorizada são feitos por Técnicos e Médicos, com a colaboração de Enfermeiros e apoio de Pessoal Auxiliar. Os aparelhos de Tomografia Computadorizada possuem uma mesamóvel que se desloca para um túnel aberto, de acordo com a parte do corpo a estudar. É sobre essa mesa que o doente se deita sendo, em seguida, posicionado para a realização do exame.
Trata-se de um exame que não é difícil nem doloroso, sendo a colaboração do paciente preciosa para a boa qualidade do estudo. Tal como para uma radiografia apenas é necessário permanecer imóvel e seguir asindicações que lhe vão sendo dadas. Apesar de durante o exame ficar sozinho na sala, o técnico que executa o estudo observa-o através de uma janela em vidro e pode comunicar sempre que necessário. No decurso do exame ouvirá alguns ruídos, como zumbidos e estalidos, que são provocados pelo funcionamento do aparelho.
Em algumas situações pode ser necessária a injeção de meio de contraste numa veia, o quevai ajudar na identificação de órgãos ou estruturas em avaliação. Pode também, muito pontualmente, haver necessidade de efetuar outro tipo de procedimentos, que lhe serão explicados previamente, como a administração de um clister.
Sempre que precisar a equipa está disponível para prestar os esclarecimentos necessários.

Termo de Consentimento
O termo de consentimento que lhe é entregue naaltura da marcação do exame deve ser lido com atenção, assinado e devolvido no dia da realização do xame. No caso de dúvida ser-lhe-ão dadas as informações e esclarecimentos retendidos.

Tempo de realização dos exames
Apesar do tempo necessário à realização dos exames ser muito variável, porque dependente de múltiplos fatores, podemos calcular que a sua execução varia, em média, entre 15 e 40...
tracking img