Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido de Fisiologia – Potenciais de repouso e de ação

1) As concentrações iônicas são _diferentes________________ entre os meios intracelular e extracelular.

2) A concentração de K+ é __maior_________ no meio intracelular do que no meio extracelular, enquanto que a concentração de Na+ é ________menor_______ no meio intracelular do que no meio extracelular.

3) Hápresença de grande concentração de proteínas aniônicas e de grupos fosfatos no meio ____________intracelular__________.

4) Os íons K+ e Na+ atravessam a membrana plasmática através dos ___canais iônicos________________________.

5) Devido ao gradiente químico, o íon K+ se move para ____fora_______ da célula e o íon Na+ se move para ____dentro_________ da célula, porém as concentrações dessesíons nos meios intracelular e extracelular não se igualam por causa da ação de uma proteína de membrana chamada de ____bomba sódio potássio ATPase__________________________. Portanto, a __bomba sódio – potássio ATPase__________________ mantém os gradientes químicos de Na+ e K+ entre os meios intra e extracelulares.

6) A _____bomba sódio-potássio ATPase__________________ transporta (bombeia)simultaneamente _3__ íons Na+ para ____fora______ da célula e _2__ íons K+ para __dentro________ da célula. Esse processo consome ____energia______ que é obtida pela quebra da molécula__ATP______.

7) Efluxo é a _saída__________ de solutos da célula, enquanto que influxo é a ____entrada_________ de solutos na célula.

8) Difusão passiva é o fluxo de soluto do local de __maior________concentração para o local de __menor_______ concentração.

9) A membrana é _mais________ permeável ao íon K+ do que ao íon Na+. Isto significa que o efluxo de K+ é ___maior_____ do que o influxo de Na+.

10) A diferença de fluxos (sentido e intensidade) dos íons K+ e Na+ acarreta uma maior ____negatividade____________ dentro da célula e uma maior ___________positividade______ fora da célula.Portanto, isso cria uma polaridade na célula, sendo que o meio intracelular possui potencial elétrico _____negativo________ e o meio extracelular possui potencial elétrico _________positivo______.

11) Quando o meio intracelular está ___negativo____________ (potencial ___negativo__________) e o meio extracelular está ____positivo_________ (potencial __positivo___________), dizemos que a célula(ou a membrana) está ______polarizada__________ (em repouso).

12) A diferença entre os potenciais elétricos intracelular (negativo) e extracelular (positivo) é chamada de __potencial de repouso da membrana__________________________. O seu valor é sempre _____negativo_______ e a unidade de medida é o _______milivolt___________.

13) Portanto, __potencial de repouso damembrana_______________________ é a diferença de potenciais entre os meios intracelular e extracelular em uma membrana polarizada.

14) Há dois tipos de células que são capazes de inverter a polaridade da membrana, ou seja, gerar ___potencial de ação_________________. Essas células são: _____neurônio___________ e __fibra muscular___________________.

15) Todas as informações sensoriais e motoras, tantosomáticas quanto viscerais, são codificadas em forma de __potencial de ação____________________.

16) O potencial de ação pode ser dividido em três etapas: _____despolarização________________, ___repolarização_____________________________e ____________restabelecimento dos gradientes iônicos de sódio e potássio_______________________________.

17) A despolarização depende da presença de canais___canais sódio voltagem-dependentes______________________. Um estímulo (mecânico, elétrico, químico, térmico) promove a entrada de íons _positivos__________________ na célula, o que torna o meio intracelular menos _____negativo____________. Quando o potencial intracelular atinge um determinado valor menos negativo que o repouso, chamado de _valor limiar_______________, ocorre a abertura dos...
tracking img