Relato de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE CASO CLÍNICO
Identificação
Caso: 2012/05/03 RGHV: 0000 Espécie: Canina
Raça: SRD Idade: 12 anos Sexo: Fêmea
Peso: 7 kg

Aluno: **********RGM: Ano/Semestre: 2012/5
Médico Veterinário Responsável: *************************

Anamnese
No dia 30/04/2012, o animal começou apresentar aumento de volumena região lateral da face, foi citado que o mesmo não estava se alimentando normalmente, e apresentava desconforto excessivo, algo parece estar grudado em seus dentes diz o proprietário.
Exame ClínicoFoi realizada uma inspeção na cavidade oral, sem uso de Anestésicos, onde foi constatada uma alteração dentária, Fístula infraorbitária, também conhecida como Fístula do carniceiro.
Examecomplementar
Não houve a necessidade de nenhum exame complementar.
Tratamento
Foi realizado tratamento fármaco de inicio, para diminuição do Abscesso com administração de Pentabiótico (Antibióticobactericida), 48/48 hs, três dozes, Intramuscular (IM). Meloxicam (Anti-inflamatório), 24/24 hs durante três dias, Intramuscular (IM). O retorno foi realizado no dia 08/05/2012, apresentando ótima melhora,com redução total do abscesso. O cão se apresentou de forma mais tranquila. A cirurgia foi marcada para o dia 14/05/2012, mais não foi realizada ainda. Conversando com o proprietário, ele disse que ocão esta bem, não apresenta incomodo, e voltou a se alimentar normalmente.
Discussão
A Fístula infraorbitária em cães, também conhecida como, a Fístula do carniceiro, compreende a uma lesãoosteolítica periapical no dente quarto pré-molar superior ou consequência do abscesso do dente carniceiro, é observado no animal uma dilatação flutuante ou um pequeno abscesso na lateral da face, região chamadade infraorbitária. Esse dente é responsável pela trituração dos alimentos têm em sua estrutura três raízes fixadas no osso maxilar dos cães localizados na região infraorbitária nos lados direito e...
tracking img