101094

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vegetação da região Nordeste do Brasil – a fauna e a flora do nordeste brasileiro.
A Região Nordeste possui uma vegetação muito rica e diversificada, possui ainda uma fauna e flora exuberante.
Osprincipais destaques da vegetação Nordestina são:
Mata Atlântica – essa mata também conhecida como Floresta tropical úmida de encosta, é caracterizada por possuir grande umidade. Originalmente seestendia do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, porém por causa dos desmatamentos, apenas 5% da sua vegetação original ainda existe. O processo de extração do pau-brasil começou na MataAtlântica.
A Mata Atlântica faz parte da Zona da Mata Costeira e no sul da Bahia e norte do Espírito Santo é conhecida também como Hiléia Baiana e Mata dos Tabuleiros.
Suas arvores chegam a alcançar 15 e20m de altura nas áreas mais densas dessa mata. As principais espécies da Mata Costeira são: pindoba, embaúba, pau d’alho, azeitona-da-mata, visgueiro, sapucaia, ingá e pau d’arco.
Na area chamada deHiléia Baiana, localizada no estado da Bahia, a vegetação é rica em madeira de lei, , como o jacarandá, a maçaranduba, o jatobá, o cedro, a cerejeira e o jequitibá. Nesta região, as árvores chegam aatingir mais de 30 metros de altura.
Mata dos Cocais – essa formação vegetal é uma formação de transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. Babaçu e Carnaúba são as principais espéciesdessa mata. A Mata dos Cocais abrange os estado do Maranhão e do Piauí, além de parte do Ceará e o Tocantins.
Cerrado – 25% do território brasileiro é ocupado pela vegetação de cerrado, na RegiãoNordeste sua abrangência dá-se apenas nos estados do Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia.
Esse tipo de vegetação está relacionado ao clima quente, semi úmido onde há ausência de chuva de cinco a seismeses.
O cerrado tem como características arvores de baixo porte, com galhos retorcidos, coberto por gramíneas no chão, além de um solo com acidez alta. As copas das árvores e arbustos do cerrado...
tracking img