Psicologia pre-natal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É PSICOLOGIA PRÉ-NATAL
As condições ambientais favoráveis no momento do nascimento contribuem para as seguintes circunstâncias: uma sintonia entre a mãe e o bebê durante todo o período do trabalho de parto - parto natural, o que por sua vez implica uma postura participante, não dopada, da mãe,desenvolvida por ela durante a gravidez por meio de um preparo adequado; uma sala de parto sem luzexcessiva ou ruídos,o cordão umbilical ser cortado somente depois de ter cessado o seu pulsar,quando o bebê já estiver sobre o corpo de sua mãe num contrato com ela de pele-a-pele. Por isso se tem a grande importância e delicadeza com essas condições e sentimentos presentes no recém-nascido.
A psicologia pré-natal é o estudo do comportamento e do desenvolvimento,tanto evolutivo comopsico-afetivo-emocional do individuo,no período anterior ao seu nascimento. O conhecimento da psicologia pré-natal é importante tanto para a psicologia evolutiva tanto para a psicanálise, cujo objeto primordial de estudo é o inconsciente.
O livro de Lennart Nilson,traz impressionantes registros fotográficos de cada estagio do processo da criação do ser humano.Tudo o que ocorre com o ser,desde os primórdiosde sua existência biológica,tem registro e este registro é feito por meio de uma memória celular,está guardado nos nossos arquivos de memória,uma espécie de banco de dados inconsciente.
O período de nove meses que vai da concepção ao nascimento,antes oculto e misterioso,agora cada vez mais iluminado pela ciência tem-nos revelado a presença de sinais de comportamento inteligente a partir do iniciodo período gestacional.
O temperamento é o conjunto de disposições biológicas e psicológicas do individuo que determina o seu caráter. O caráter,por sua vez,é o modo próprio de que é dotado determinado individuo para reagir. E a personalidade é o conjunto de modos próprios do ser,de se comportar,de reagir e de se sentir que determinado individuo tem o que o diferenciam de outros indivíduos.Portanto,é a personalidade que inclui o temperamento e o caráter,que define a identidade e distingue de outros indivíduos. Cada feto apresenta um desempenho e um comportamento muito próprio e marcante. A doutora Piontelli observou os meses subsequentes ao nascimento e constatou que as crianças continuavam a apresentar as mesmas características que apresentavam durante o período pré-natal e por ocasiãode seu nascimento. Os fetos diferem em suas identidades individuais assim como diferem as pessoas uma das outras.Portanto,o feto tem uma personalidade marcante que se manifesta desde o começo de sua existência. É no período pré-natal que o individuo revela o seu caráter individual que mais tarde continuará adesenvolver com as mesmas características observadas desde o inicio.

Existem tipos diferentes de memória regidos por sistemas diversos. Por exemplo,existe memória recente e memória antiga,memória semântica,autobiográfica,afetiva perceptiva,motora,de reconhecimento,de recordação,existem registros embrionários e existe a “memória celular”. O norte americano David Chamberlain trabalha explorandosobretudo as memórias do nascimento,mediante emprego da hipnose.Grog,pioneiro no emprego do LSD para efeito de regressões profundas desde a década de 1960. Josephine Van Husep,empregando outras técnicas regressivas,recolheu um vasto material sobre registros mentais traumáticos de pacientes que sobreviveram a tentativas de aborto e de sobreviventes de abortos praticados em que um gêmeo teria sido abortado.O californiano Willian Emerson e australiano Graham Farrant,promovendo regressões mediante emprego de técnicas respiratórias.Emerson desenvolveu uma técnica pioneira por meio da qual diagnosticava e trata recém-nascidos marcados por traumas pré e perintais,obtendo—segundo suas observações e depoimentos. O trabalho clínico destes terapeutas tem fornecido subsídios para o conhecimento da...
tracking img