Todos

Páginas: 3 (744 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
O processo de comunicação em si é constituído de nove elementos: emissor, receptor, codificação, decodificação, mensagem, meio, resposta, feedback e ruído.

Os profissionais de marketing devemsaber como chegar ao público-alvo, que pode receber a mensagem pretendida por três razões:atenção seletiva, distorção seletiva e retenção seletiva.
1 - Identificação do público-alvo - O comunicador deveprimeiramente identificar o público-alvo e suas características, incluindo a imagem que eles têm do produto. A análise da imagem é uma das principais partes da análise do público e baseia-se naavaliação da imagem que o público tem da empresa, de seus produtos e concorrentes. A primeira etapa consiste em medir o conhecimento do público-alvo sobre o produto, utilizando a escala da familiaridade, ea segunda, em determinar como o público-alvo se sente em relação a ele, usando a escala da receptividade.
2 - Determinação dos objetivos da comunicação: baseia-se na procura de uma respostacognitiva, afetiva ou comportamental. Ao assumir que o comprador tem um alto envolvimento com a categoria do produto e percebe grandes diferenciações dentro da categoria, deve-se apoiar a determinação dosobjetivos no modelo hierarquia-de-efeitos, criando um modelo pautado na consciência, no conhecimento, na simpatia, na preferência, na convicção ou na compra.
3 - Elaboração da mensagem. Ao elaborar umamensagem, ela deve possuir um conteúdo eficaz, uma estrutura, um formato e uma fonte.
a. Conteúdo da mensagem: escolha do apelo (apelo racional para os interesses particulares do público, apeloemocional para despertar emoções positivas ou negativas e apelos morais direcionados ao senso do público em relação ao que é certo e apropriado).
b. Estrutura da mensagem: apresentações unilateraisversus argumentações bilaterais.
c. Formato da mensagem: deve ser sólido, baseado em um título, ilustração, locução, comunicação não-verbal, cor, expressão, traje, entre outros.
d. Fonte da mensagem:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!