Todos os trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Identifique a obra: Amado, Jorge 1912-2001 A494c
Capitães da areia: romance; ilustrações, 108ed. De Poty-108 ed.-Rio de Janeiro,
Record, 2002 272p. ilust.21cm
1.Romance brasileiro.I.Título
76-0355 CDU-869.93 CDU 869. (081)-31

2.    Apresente o autor: Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos etraduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido temade escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em Braille e em fitas gravadas para cegos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho, mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões.

3.    Apresente a obra:
Nestelivro Jorge Amado retrata a vida nas ruas de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, naquela época afetada por uma epidemia de bexiga (varíola); o aparato policial destinava-se à perseguição pura e simples dos menores infratores, encontrando mesmo prazer na tortura, sem qualquer senso de justiça. Diante do ambiente hostil em que vive, o grupo de meninos abandonados reage de forma tambémagressiva, mas de forma a encontrar nas ruas certa liberdade; tem por refúgio um velho trapiche (espécie de armazém) abandonado, numa das praias da capital baiana - de onde vem o nome do grupo.
Esse trapiche é A única referência de "lar" que possuem; é onde se abrigam se escondem, e vivem como família. Sua descrição ocupa lugar de destaque no início da obra. Ali constroem suas próprias regras, sãoos senhores e é objeto de investigação pelas autoridades, que desconhecem onde os mesmos se ocultam.
Localizada na Cidade Baixa, parte da capital baiana onde está a zona portuária, é, contudo na residencial e mais rica Cidade Alta que os menores realizam suas ações infratoras.
A distinção dos garotos se dá na forma com que cada um deles lida com essa situação comum: Gato liga-se àsprostitutas; Volta-Seca sonha com o cangaço; Sem-Pernas tornam-se sarcástico e cruel; Pirulito busca a religiosidade; Professor busca os livros, planejava as estratégias; Pedro Bala arquiteta planos de roubos. Neles se adivinha o futuro que os espera: o gigolô em Gato, o sacerdote em Pirulito, num fatalismo inevitável - e aqueles a quem Jorge Amado antevê a solução para tais casos de reação à realidadeadversa: em Professor e Pedro Bala, dá-se o encontro com a luta de classes e o ideal comunista.

4.    Descreva a estrutura:
1ª parte: Sob a lua num velho trapiche abandonado, parte mais longa (em Média, 130 páginas), constituída por 11 capítulos. Apresenta o grupo dos Capitães da Areia relata a vida de seus participantes e suas ações no grupo. Essa parte se finaliza com a epidemia de varíola queassola a cidade, Matando centenas de pessoas.
2ª parte: Noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos, mais curta do Que a anterior (em média, 55 páginas), é constituída por 8 capítulos. Foca Maior atenção no chefe do grupo, Pedro Bala, que descobre o amor, Dora, A única menina do grupo. Essa parte se finaliza com a morte de Dora e a Dor de todos.
3ª parte: Canção da Bahia, Canção daliberdade, um pouco mais curta que A anterior (em média, 41 páginas), é constituída por 8 capítulos. Por ser a Finalização da obra apresenta o destino dos Capitães da Areia e o inevitável Engajamento político de Pedro Bala na causa operária.
5.    Descreva o conteúdo dos capítulos:
Primeira parte
Sob a lua, num velho trapiche abandonado. Por ser o início da narrativa, essa parte relata a vida...
tracking img