Toc versus roc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Código de ética do ROC versus com o código de ética do TOC


2011/2012


O código de ética profissional do ROC.
Comparação com o código de ética e deontologia do TOC


LISTA DE ABREVIATURAS

ROC – Revisor Oficial de Contas;
CEOROC – Código de Ética da Ordem do Revisor Oficial de Contas;
TOC – Técnico Oficial de Contas;
CDTOC – Código dos Deontológico dos Técnicos Oficiaisde Contas;
EOROC – Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas;
CEDPROC – Código de Ética Deontologia Profissional dos Revisores Oficias de Contas;













ÍNDICE

Índice

2 INTRODUÇÃO 6
3 ÉTICA 7
4 DEONTOLOGIA 8
5 TÉCNICO OFICIAL DE CONTAS (TOC) 9
5.1 CARACTERÍSTICAS 10
5.2 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA PROFISSÃO (artigo 6.º CDTOC) 105.3 PRINCIPIOS DEONTOLOGICOS GERIAS (ARTIGO 3.º) 11
6 REVISOR OFICIAL DE CONTAS (ROC) 12
6.1 CARATERÍSTICAS 12
6.2 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA PROFISSÃO 13
6.3 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS (artigo n.º2 COEROC) 13
7 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CEOROC E CDTOC 15
8 CASO PRÁTICO 17
8.1 RESOLUÇÃO DO CASO PRÁTICO NA PRESPETIVA DO TOC 18
8.2 RESOLUÇÃO DO CASO PRÁTICO NA PRESPETIVA DO ROC21
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
10 BIBLIOGRAFIA 24
10.1 LEGISLAÇÃO 24
10.2 WEBSITES 24







INTRODUÇÃO

Devidas as exigências da sociedade foram criadas as profissões de Técnico Oficial de Contas (TOC) e Revisor Oficial de Contas (ROC), sendo que cada uma possui diferentes competências.
Estas profissões por serem tão diferentes acabam também por terem valores eprincípios distintos, que acaba por provocar uma reação em cada uma delas diferente, por essa razão cada uma tem o seu código de ética e deontologia.
Os objetivos propostos para a realização desta análise é dar a perceber quais as diferenças existentes nesta profissão, bem como a análise e comparação de cada um dos Códigos.
No primeiro e segundo ponto iremos proceder a uma breve análise doconceito de ética vs deontologia, que será um ponto fundamental para compreender todas as diferenças entre os códigos relativos ao TOC e ROC.
Procederemos então a uma distinção das características e objetivos bem como os princípios deontológicos pelos quais se rege a profissão de TOC, com base no Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas (CDTOC) em comparação com as características,objetivos e princípios fundamentais do revisor oficial de contas e seu respetivo Código Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (CEOROC). Onde se realizar um quadro a representar as principais diferenças e semelhanças entres estes códigos que a priori parecem iguais mas com esta análise iremos constatar que as diferenças são grandes.
Para melhor compreendermos toda esta informação apresenta umaparte pratica onde se enquadram os casos práticos que dizem respeito ao TOC e ao ROC, assim realizaremos o enquadramento de toda a base do trabalho a nível prático.



ÉTICA

De uma forma genérica trata-se de uma disciplina normativa que tem como objetivo estabelecer os princípios, regras e valores que devem regular a ação humana, tendo em vista a sua harmonia. Permite distinguir o bemdo mal, princípios morais pelos quais o individuo se rege na sua conduta social, profissional e moral.
A ética preocupa-se não como os homens são, mas como devem ser, fazendo com que as ideias e valores provenham da deliberação própria do homem, visto que a racionalização do comportamento humano é um conjunto de princípios e enunciados criados pela razão, e que orientam a conduta.
Esta ligada aprofissões com o intuito do bem comum e interesse publico no serviço à comunidade uma vez que a ética se encontra implícita na relação dos seres humanos. Cada vez mais as profissões dependem desses valores previsto num código de deveres e direitos para que cada individuo as aplique aos casos em concreto no seu âmbito social.
Em relação ao código de ética este traduz-nos os direitos e...
tracking img