Titulos de credito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULOS DE CRÉDITO, IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES 4
2.1.1 Princípios dos títulos de crédito 6

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO
Os títulos de crédito são importantes para o desenvolvimento de todo o país. Desde que surgiram facilitou as transações comerciais, dando maior circulação, executividade, negociabilidade comercial.
Ostítulos de crédito possuem princípios que vão nos ajudar a entender melhor a importância que eles exercem no meio comercial.
Para configurar o crédito existem elementos fundamentais que são a confiança necessária, pois isso assegura uma promessa de pagamento e tempo que determina o pagamento futuro combinado, se for à vista, dá uma idéia de utilização para devolução posterior.
DESENVOLVIMENTOTítulos de crédito têm como conceito expresso no artigo 887 do Código Civil estudado e definido pelo autor de direito comercial Vivante que diz que é um “documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.” (CAMILLO, 2008).
Podemos dizer então que títulos de crédito é um documento, representativo de um direitode crédito e não propriamente originário deste, mesmo porque a existência de um direito de crédito não implica necessariamente na criação de um título, enquanto que ao contrário a existência de um título de crédito, exige obrigatoriamente a existência de um crédito a ser representado formalmente pelo respectivo título.
títulos de créditos, importância e funções
Os títulos de crédito são defundamental importância para todos os negócios, pois promovem e facilitam a circulação de créditos e de valores com mais velocidade além de proporcionar segurança dos mesmos.
Segundo, Waldírio Bulgarelli que dizia:
“A importância do crédito para o desenvolvimento da economia tem sido destacada unicamente, tanto por economistas como por juristas que vêem nele responsável pelo crescimento da economiadas nações, em geral, e das empresas e suas operações em particular.”
A importância dos títulos de crédito é notada e disseminada por vários autores dentre eles Túlio Ascarelli que ressalta o seguinte:
Se nos perguntassem qual a contribuição do direito comercial na formação da economia moderna, outra não poderíamos talvez apontar que mais tipicamente tenha influído nessa economia de que oinstituto dos títulos de crédito. A vida econômica moderna seria incompreensível sem a densa rede de títulos de créditos; as invenções técnicas teriam faltado meios jurídicos para sua adequada realização sociais; as relações comerciais tomariam necessariamente outro aspecto. Graças aos títulos de crédito pode o mundo moderno mobilizar as próprias riquezas; graças a eles o direito consegue vencer o tempo eespaço transportando, com maior facilidade, representados nesses títulos, bem distantes e materializados, no presente, as possíveis riquezas futuras. (ASCARELLI, 2. ed. 1999, p. 25)
É importante acrescentar ainda que os títulos de créditos passem certeza e segurança jurídica, nas relações comerciais, sem elas não teríamos a garantia de uma relação comercial eficaz e eficiente, num documentolegitimador ao exercício do direito cambial. Assim como nos ensina Fran Martins. “O crédito, ou seja, a confiança que uma pessoa inspira a outra de cumprir, no futuro, obrigação assumida, veio facilitar as operações comerciais, marcando um passo avantajado para o desenvolvimento das mesmas.”
Nas atividades comerciais em que o capital é necessário a todas as empresas para que possam realizar asoperações lucrativas com maior amplitude, a utilização do crédito veio aumentar essas transações, trazendo benefícios e maiores possibilidades de desenvolvimento para todo o comercio.
Os títulos de créditos possuem características que podem ser a negociabilidade e a executividade.
A negoacibilidade é a facilidade que o crédito pode circular, ou seja, a mobilização imediata de seu valor.
Na...
tracking img