Titulos de creditos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PADRÃO

CIÊNCIAS CONTABEIS



IHORRANA JÉSSICA O. RODRIGUES














TITULOS DE CREDITOS: ORIGEM, FINALIDADE, CONCEITO, E CARACTERISTICAS.























GOIÂNIA
2012



ARYANNE ARANTES BATISTA
FRANCISLENE MÔNICA DA SILVA
IHORRANA JÉSSICA O. RODRIGUES
MIRELLE COELHO DE OLIVEIRA
MIRNARODRIGUES FARIA
VALDIR VICENTE DAS CHAGAS JUNIOR










TITULOS DE CREDITOS: ORIGEM, FINALIDADE, CONCEITO, E CARACTERISTICAS.





Trabalho de Complementação de nota da matéria de Direito Empresarial (N2), na Faculdade Padrão, Orientador: Prof. Delizete.












GOIÂNIA
2012Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. Aos nossos Pais, a quem sempre nos honra
pelo esforço com o qual mantiveram seus filhos na escola. Aos nossos amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, e à professora mestra, senhora Delizete, pela sabedoria e dedicação coma qual orientou este trabalho, levando em consideração os problemas que fazem parte do contexto de seus alunos, sendo sensível às diversas situações que lhes foram apresentadas.


















































“Quando se está aprendendo, o professor atua apenas como uma agulha; o alunoé a linha.Como seu mentor, posso ajudá-lo, apontando-lhe a direção correta. Mas, como a agulha da linha, devo me separar de você no fim, porque a força, a fibra e a capacidade de juntar todas as partes devem ser suas.” 
(SECRETAN, Lance H. K. Os Passos do tigre)


RESUMO

Os títulos de crédito surgiram na Idade Média, comalgumas das características que possuem hoje. O seu nascimento foi mais um fruto de necessidades momentâneas de caráter mercantil, do que um procedimento visando especialmente à evolução de um problema jurídico. Foi naquela época que começaram a aparecer, de maneira mais freqüente e mais completa, documentos que representaram direitos de crédito, o princípio de direitos que poderiam ser utilizadosapenas pelos que figuram nos documentos como seus titulares (credores) e que, posteriormente, passaram a ser transferidos por esses titulares a outras pessoas que, de posse dos documentos, podiam exercer, como proprietários, os direitos mencionados nos papéis. Nem todo documento será título de crédito, porém, todo título de crédito é, antes de tudo um documento, no qual se consigna a prestação futuraprometida pelo devedor. Uma operação de crédito se dá quando alguém efetua uma prestação presente contra a promessa de uma prestação futura e que pode materializar-se num documento que prove sua existência, o qual chamamos de título de crédito. Se devedor e credor estiverem de acordo quanto à existência da obrigação e também quanto à sua extensão, esta pode ser representada por um título decrédito; cheque, nota promissória, letra de câmbio, etc. Em face da sua extraordinária função econômica na sociedade moderna, os títulos de crédito, para que tivessem circulação pronta e segura, mereceram da lei especial atenção. Daí as suas principais características que os tornam distintos dos demais títulos de dívida: Existe um conjunto de características que faz do título de crédito um documentopróprio e típico, sendo que as fundamentais características dos títulos de crédito são: Cartularidade, Literalidade, Autonomia, Abstração, Circulabilidade, Formalismo, Executividade, Unicidade, Endosso, Aval,Responsabilidade do avalista, Autonomia do Avalista.



Palavras-chaves: (Títulos, Créditos e Origem)





















SUMÁRIO...
tracking img