Tirania do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TIRANIA DO TEMPO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

As evoluções no processo e nas ferramentas utilizadas no trabalho, impulsionadas pelo avanço da revolução industrial, foram reproduzidos ouaprimorados e ainda se mostram bem presentes no planejamento e controle do processo produtivo, como por exemplo, a influência do estudo dos movimentos no gerenciamento efetivo através do trabalhofragmentado.

A busca por sistemas perfeitos criou linhas de produção mecanicistas, com movimentos repetitivos e exaustivos. As consequências deste processo acarretaram consecutivos acidentes detrabalho, doenças causadas por esforço contínuo, além disso, o ser humano passou a ser tratado como máquina; Sem sentimentos, sem necessidades, sem opinião.

Aumentaram a produtividade por um lado epor outro diminuíram a qualidade de vida e desrespeitaram as necessidades básicas como a saúde, higiene e lazer dos trabalhadores.

Trazendo para uma perspectiva mais atual, é possível perceberque a realidade não muda em sua maior parte. Administradores continuam em busca do lucro e do domínio de mercado, para isso, se apropriam da mais-valia, dos meios produtivos mais baratos, daexploração da capacidade física e mental de seus “colaboradores”.

Os métodos utilizados são tão desumanos quanto os de antigamente, o que acontece agora é um discurso de falsa participação, onde osprincipais interessados tentam maquiar os seus interesses dando aos funcionários a sensação de que são parte da empresa, isso se eles ”vestirem a camisa” e derem tudo de si.

Nos processos de produçãoem escala ainda se vê os mesmos métodos regrados por tempos e movimentos específicos, as instalações muitas das vezes se apresentam inapropriadas, há muito descaso no que se refere aos direitos dostrabalhadores que ainda são vistos como peças facilmente substituíveis.

O empresário ainda não compreendeu que depende do funcionário assim como a recíproca é verdadeira. Não entendeu também...
tracking img