Significado de tirania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alexandre Alves Máximo 13/08/2012


Significado de Tirania

Domínio, poder ou qualidade de tirano. Governo autoritário, que não respeita as liberdades individuais e sobre o qual os governadosnão exercem controle: a tirania de Hitler.


O significado de tirania está relacionado com opressão, crueldade e abuso de poder. É um termo que origina do vocábulo grego "turannos" que na Gréciaclássica designava um governo ilegítimo, ou seja, teria sido instituído de forma ilegal. Tirano era o nome dado ao representante desse governo. Alguns tiranos gregos atuaram de forma positiva econtribuíram para o progresso de algumas cidades. A evolução da conotação negativa do termo deu-se devido aos tiranos que abusaram do poder.


O conceito moderno de tirania constitui uma forma de atuaçãoindesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo, despotismo ou ditadura. Esse tipo de governo podeacontecer através de uma revolução ou um golpe de estado ou através de eleições democráticas. O sentido negativo será atribuído quando começar a haver restrições à liberdade de expressão, ameaças aosopositores e outros meios de abuso na tentativa de manter o poder.

Com origem asiática, a tirania é uma forma autocrática de exercício do poder político, que passou para a Grécia a partir do século Vla.C.
 
          Quanto o termo "tirania":
 
          Pode ter sua origem na Lídia;
1. O rei Giges pode ser o primeiro a ser chamado tirano, como de Canaã, de Serens, nome bíblico atribuídoaos filisteus de origem nobre;
2. Pode ter origem com os etruscos, da expressão turan, que significa poder ou senhoria. Foram os etruscos que desenvolveram a mais adiantada cultura da antigaItália antes dos romanos. Descendiam dos lídios, tendo portanto, origem asiática.
3. Pode ser oriundo de nomes próprios da Etrúria (o rei Turuns ou deusa Juturna).
          Tirania não é...
tracking img