Proposta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Prof. Percy Teixeira de Faria Ensino Fundamental e Médio
Estrada Principal de Santa Cruz, 5200
Rio Branco do Sul
rblpercy@seed.pr.pg.pr
FONE: (O41) 9997 – 2364

PROPOSTA CURRICULAR
ARTE
ENSINO MÉDIO

Colégio Estadual Prof. Percy Teixeira de Faria Ensino Fundamental e Médio
Estrada Principal de Santa Cruz, 5200
Rio Branco do Sul
rblpercy@seed.pr.pg.pr
FONE: (O41)9997 – 2364

1)APRESENTAÇÃO
A Arte é uma forma de trabalho, e o trabalho é uma atividade característica do ser humano. Marx definiu o trabalho nos seguintes termos: o processo do trabalho é a atividade deliberada... para a adaptação das substâncias naturais aos desejos humanos; é a condição permanente imposta pela natureza à vida humana e, por conseguinte, independe das formas da vida socialou, melhor, é comum a todas as formas sociais. (O Capital). “A arte concebida como “substituto da vida”, a arte concebida como o meio de colar o homem em estado de equilíbrio com o meio circundante – tratasse de uma ideia que contém o reconhecimento parcial da natureza da arte e da sua necessidade. Desde que um permanente – equilíbrio entre o homem e o mundo que o circunda não pode ser previsto nempara a mais desenvolvida das necessidades, tratasse de uma ideia que sugere, também, que a arte não só é necessária e tem sido necessária, mais igualmente que a arte continuará sendo sempre necessária. No entanto, será a arte apenas um substituto? Não expressará ela também uma relação mais profunda entre o homem e o mundo? E, naturalmente, poderá a função da arte ser resumida em uma única fórmula?Não satisfará ela diversas e variadas necessidades? E se, observando as origens da arte,chegarmos a conhecer a sua função inicial, não verificaremos também que essa função inicial se modificou e que novas funções passaram a existir? E de, fato, refirimo-nos a algo surpreendente: milhões de pessoas leem livros, houve música, vão ao teatro e – ao cinema. Por quê? Dizer que procuram distração,divertimento, o relaxamento, não resolve o problema. Que estranho, misterioso divertimento é esse? E, se alguém nos reponde que almejamos escapar de uma existência insatisfatória para uma existência mais através de uma experiência sem risco então uma nova pergunta se apresenta: por que nossa própria existência não nos basta? Porque esse desejo de completar a nossa vida incompleta através de outrasfiguras e outras formas? É claro que o homem quer ser mais do que apenas ele mesmo. Quer ser um homem total. Não lhe basta ser um indivíduo separado; além da parcialidade da sua vida individual, anseia uma “plenitude” que sente e tenta alcançar, uma plenitude na direção da qual se orienta quando busca um
Colégio Estadual Prof. Percy Teixeira de Faria Ensino Fundamental e Médio
Estrada Principal deSanta Cruz, 5200
Rio Branco do Sul
rblpercy@seed.pr.pg.pr
FONE: (O41) 9997 – 2364
mundo mais compreensível e mais justo, um mundo que tenha significações. O homem anseia por observar o mundo circundante, intregá-lo a si; anseia por atender pela ciência e pela tecnologia o seu “Eu” limitado com uma existência humana coletiva e por tornar social a sua invalidade. Segundo Fischer (1983), “ a Arteé necessária para que o homem se torne capaz de conhecer se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a Arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente”.
Na prática pedagógica escolar, tendo como referencial as Diretrizes Curriculares e visando pensar o aluno como um sujeito histórico e social, a disciplina de Artes para o Ensino Fundamental tem como elementos basilares aarte e a cultura e a arte e a linguagem. No Ensino Médio são apontadas três interpretações fundamentais da arte: arte e a ideologia, arte e o seu conhecimento a arte e trabalho criador. Essas abordagens da arte norteiam e organizam a metodologia, a seleção dos conteúdos e a avaliação na prática escolar.

1.1 Objetivo de estudo da disciplina de Arte:

- Conhecimento estético: O conhecimento...
tracking img