Tipos de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Noticia
Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que o jornal se destina. Caracteriza-se por uma linguagem clara, impessoal, concisa e adequada ao veículo que a transmite. Deve ter o predomínio da função referencial da linguagem. Há predominância da narração. Por ser impessoal, o discurso é de terceira pessoa. Em sua estrutura padrão, possui duascaracterísticas fundamentais: “Lead” e corpo.
“Lead” consiste num parágrafo que apresenta um relato de sucinto dos aspectos essenciais da noticia, cujo objetivo é dar informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a leitura. Precisa, normalmente, responder às questões fundamentais do jornalismo: o quê, quem, quando, onde, como e por quê. Corpo são os demais parágrafos da noticia, nos quais seapresentam o detalhamento do exposto no “lead”, fornecendo ao leitor novas informações em ordem cronológica ou de importância.
Portanto, ao se escrever uma noticia, deve-se atentar para essas características de suma importância.
Editorial
O editorial é um artigo que exprime a opinião do órgão jornalístico. Geralmente, é escrito pelo redator-chefe, possuindo uma linguagem própria, e publicado comdestaque na Segunda ou terceira página do jornal ou da revista.
As características da linguagem são: ser formal, padrão, objetiva, conceitual; por ser impessoal, emprega-se a terceira pessoa; quanto ao conteúdo, sua estrutura é dissertativa, organizada em tese (apresentação sucinta de uma questão a ser discutida); desenvolvimento (possuir argumento e contra-argumentos indispensáveis à discussão e àdefesa do ponto de vista do jornal) e conclusão (síntese das ideias anteriormente desenvolvidas).
Além disso, deve-se usar exemplos que ilustram o assunto em questão. Possuir coerência entre o titulo e o conteúdo, não ter assinatura e expressar o ponto de vista do veiculo ou da empresa responsável pela publicação.
Desta forma, o editorial é um texto opinativo, cujas ideias expressas contêm a visãode seus responsáveis.

CRÔNICA
“A crônica é um dos mais antigos gêneros jornalísticos. No Brasil, surgiu há uns 150 anos, mais ou menos, com o Romantismo e o desenvolvimento da imprensa.
A principio com o nome de folhetim, designava um artigo de rodapé sobre assuntos do dia – políticos, sociais, artísticos, literários. Aos poucos, foi encurtando e afastando-se da intenção de informar ecomentar. Sua linguagem tornou-se mais poética, ao mesmo tempo que ganhou uma certa gratuidade, pois parecia desvinculada dos interesses práticos e das informações que caracterizam as demais partes do jornal (...).
Gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, a crônica é o resultado da visão pessoal, subjetiva do cronista. Quase sempre explora o humor, às vezes, diz coisas mais seriaspor meio de uma aparente conversa fiada; outras vezes, despretensiosamente, ironia, critica e poesia, o cronista, com graça e leveza, proporciona ao leitor uma visão mais abrangente que vai muito além do fato; mostra-lhe de outros ângulos, os sinais de vida que diariamente deixamos escapar.”

ARTIGO
Os artigos são pequenos estudos, cujo conteúdo deve ser completo, tratar de uma questãoverdadeira e apresentar resultado de reduzida dimensão e conteúdo. Ademais, precisa ser publicado para proporcionar não só ampliação de conhecimento, mas também a compreensão de certas questões.
Os artigos, por serem completos, permitem ao leitor repetir a experiência devido a forma em que foram expostas as informações. O conteúdo pode abranger os mais variados aspectos e, em geral, segundo Lakatos eMarconi, eles deverão:
a) Versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrario ao já conhecido;
b) Oferecer soluções para questões controvertidas;
c) Levar ao conhecimento do publico intelectual ou especializado no assunto ideias novas, para sondagem de opiniões ou da atualização de informes;
d) Abordar aspectos secundários, levantados em alguma pesquisa,...
tracking img