Tipos de textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS TIPOS DE TEXTO
 
Basicamente existem três tipos de texto:
 
* Texto narrativo;
* Texto descritivo;
* Texto dissertativo.
 
Cada um desses textos possui características próprias de construção.
 
* DESCRIÇÃO
 
Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambientesão importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.
 
O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingüísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.
 
Há duas descrições:
 
Descrição denotativa
 
Descrição conotativa.
 DESCRIÇÃO DENOTATIVA
 
Quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, direta sem metáforas ou outras figuras literárias, chamamos de descrição denotativa. Na descrição denotativa as palavras são utilizadas no seu sentido real, único de acordo com a definição do dicionário.
 
Exemplo:
 
Saímos do campus universitário às 14 horas com destino ao agreste pernambucano. À esquerda fica areitoria e alguns pontos comerciais. À direita o término da construção de um novo centro tecnológico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos várias formas de relevo e vegetação.
 
No início da viagem observamos uma típica agricultura de subsistência bem à margem da BR-232. Isso provavelmente facilitará o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuição de alimentos a CEAGEPE.
 DESCRIÇÃO CONOTATIVA
 
Em tal descrição as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência.
 
Exemplo:
 
João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.
 
Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansável, no céu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pássaros felizes cantarolavam pelo ar.* NARRAÇÃO
 
Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.
 
A narração  difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.
 
O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas:
 Quem participa nos acontecimentos? (personagens);
 
O que acontece? (enredo);
 
Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).
 
Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos:
 
O quê? - Fato narrado;
 
Quem? – personagem principal e o anti-herói;
 
Como? – o modo que os fatos aconteceram;
 
Quando? – o tempo dos acontecimentos;
 
Onde? – local onde sedesenrolou o acontecimento;
 
Por quê? – a razão, motivo do fato;
 
Por isso: - a conseqüência dos fatos.
 
No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para envolver as personagens.
 
Deve haver um centro de conflito, um núcleo do enredo.
 
A seguir um exemplo de texto narrativo:
 
Toda a gente tinha achadoestranha a maneira como o Capitão Rodrigo Camborá entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava num alazão, trazia bombachas claras, botas comchilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.
 
(Um certo capitão Rodrigo – Érico Veríssimo)
 
A relação verbal emissor – receptor efetiva-se por intermédio do que chamamos  discurso. A narrativa se vale de tal recurso, efetivando o ponto de vista ou foco narrativo.
 
Quando o narrador participa dos acontecimentos diz-se...
tracking img