Impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O impressionismo

O impressionismo foi o movimento artístico mais revolucionário na história da arte. Saindo da “busca da perfeição”, na qual que era mantidos pelos princípios acadêmicos da pintura, buscando uma leveza nos traços e nas cores. Eles mudaram a característica de “sombra”, na utilização cores escuras e pretas, para tonalidades de uma mesma cor, influenciadas pela variação da luzsolar durante o dia. Isso fazia com que eles tivessem que pintar rapidamente para capturarem essa luminosidade, e com pinceladas, na paleta do pintor, sem a mistura das tintas. Tinha-se a combinação de várias cores para obter o resultado final. É basicamente uma técnica óptica.

Em 1874, em Paris, houve a primeira exposição coletiva das obras dos impressionistas. Nessa exposição, estavam quadrosde Renoir, Degas, Pissarro, Cézanne, Sisley, Monet e Morisot. Foi também o primeiro contato que o público teve com as ideias deste movimento artístico. Porém, o público e a crítica reagiram descontentes ao movimento, acostumados pelos princípios acadêmicos da arte e da pintura. Os artistas desse movimento precisaram esperar uma década para para começarem a serem compreendidos pelo público e oscríticos.

O maior nome artístico desse movimento foi o de Claude Monet.
Monet tinha uma grande preocupação em recriar os efeitos da luz do sol em suas telas e gostava de pintar muitas vezes ao ar livre, por isso, elaborou pesquisas sobre a luz solar refletida nos seres humanos e na natureza.
O melhor exemplo dessa preocupação que Monet tinha está na série de quadros que pintou da Catedral deRouen. Monet pintou da janela de onde morava, em vários momentos do dia, a fachada da catedral de construção gótica, diferenciando as inúmeras impressões que o edifício lhe causava.

Apesar de Monet ser o maior nome artístico do movimento impressionista, Pierre Auguste Renoir foi o pintor que ganhou maior popularidade e, mesmo em vida, chegou a ter o reconhecimento da crítica.
Renoir gostavade manifestar o otimismo, a alegria e a intensa movimentação da vida parisiense no final do século XIX. Em um dos seus quadros mais famosos “Baile no Moulin de la Galette”, Renoir pintou pessoas que movimentavam-se numa atmosfera feliz de cores e sorrisos.




















As Vanguardas

O Pós-Impressionismo é uma expressão usada para designar o movimento artístico que sedesenvolveu a partir de 1886, após a última exposição impressionista. Desse movimento, surgem pintores de tendências variadas, como Gauguin, Van Gogh, Seurat, Pablo Picasso e mesmo Cézanne, que se iniciou no movimento impressionista. Apesar desse movimento ter características bem diversas de seus artistas, todas, inicialmente, identificavam-se com o Impressionismo.

Paul Gauguin participou domovimento Impressionista mas seus quadros já superavam alguns aspectos dessa arte. Utilizava uma tinta pura, com cores bem definidas, coloridos de modo arbitrário, retirando um pouco a visão tridimensional tão comum nos movimentos artísticos anteriores.

Paul Cézanne, assim como Gauguin, teve início no movimento Impressionista, na qual não tardou para que sua pintura tomasse outro rumo. Cézannenão se preocupava em registrar do aspecto passageiro de um momento provocado pelas mudança da luz do sol. Buscava o permanente, a instrutura íntima da natureza.
A partir da obra “O Castelo de Médan”, o rompimento com o movimento impressionista é inevitável, pois a tendência do artista é de converter os elementos naturais em figuras geométricas.

Vincent Willem Van Gogh se empenhou emrecriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor. Mas suas obras podem ser divididas em quatro períodos, onde a primeira fase está ligada à tradição holandesa do claro-escuro e da preocupação com os problemas sociais, como na tela “Os Comedores de Batata”.
Em Paris, teve inicio numa nova fase de pintura, ligando-se superficialmente com o movimento impressionista, onde interessou-se...
tracking img