Tipos de sondagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO
EM ÁREAS DE GARIMPO DE PEDRAS PRECIOSAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Promoção:

GEOLOGIA E MINERAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Título do trabalho
BASE METODOLÓGICA DA PESQUISA MINERAL NOS GARIMPOS DE PEDRAS PRECIOSAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autor
Prof. Dr. Adelir José Strieder

Projeto de referência: Programa de desenvolvimento de arranjosprodutivos de pedras preciosas e do setor joalheiro no Estado do Rio Grande do Sul, coordenado por José Ferreira Leal (UNIVATES) Projeto Referência: 2784/03 Órgão financiador do projeto: FINEP (recursos do FNDCT – CT-MINERAL)

SETEMBRO, 2005

SEMINÁRIO

EM ÁREAS DE GARIMPO DE PEDRAS PRECIOSAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 9 DE SETEMBRO DE 2005

GEOLOGIA E MINERAÇÃO

SUMÁRIO 1 – Introdução 2– Antecedentes de pesquisa mineral nas áreas de garimpo de pedras preciosas do RS 3 – Planejamento das atividades de pesquisa mineral nesse projeto 4 – Pesquisa mineral de detalhe e planejamento de lavra garimpeira 5 – Análise regional de favorabilidade mineral 6 – Referências bibliográficas

SEMINÁRIO

EM ÁREAS DE GARIMPO DE PEDRAS PRECIOSAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 9 DE SETEMBRO DE2005

GEOLOGIA E MINERAÇÃO

1

1 – Introdução
A pesquisa mineral, em qualquer tipo de depósito mineral, segue um conjunto ordenado de diretrizes de levantamento de dados, que vai desde as etapas de investigação de macro-escala (regional, semi-regional) até as etapas de investigação em escala de detalhe. Esse conjunto de diretrizes é genericamente o mesmo independente do método de pesquisamineral e é adotado por qualquer empresa, ou instituição de pesquisa. Os métodos básicos de pesquisa mineral são agrupados em: i) prospecção geológica, ii) prospecção geoquímica e iii) prospecção geofísica (p.ex.: Kuzvart, 1978; Harris, 1990; Pulz, 2001). Os três métodos básicos fornecem informações que devem ser processadas e interpretadas de modo iterativo, produzindo retro-análises que redundamno aprofundamento/detalhamento do conhecimento geológico sobre os depósitos minerais. Os métodos de pesquisa mineral fornecem informações complementares; ou seja, as informações fornecidas isoladamente em cada método não são totalmente conclusivas, principalmente nas investigações de macro-escala. A pesquisa mineral em qualquer tipo de depósito é executada no sentido de aumento do conhecimentogeológico sobre o depósito mineral e, conseqüentemente, de diminuir os riscos inerentes aos investimentos. De um modo geral, verifica-se que, o aumento do conhecimento geológico sobre um determinado depósito mineral é acompanhado por um custo crescente de investimentos para redução dos riscos de descoberta do depósito mineral, ou de seus controles geológicos para embasar a explotação mineral (Hodgson,1993). Essa situação pode ser representada graficamente como na figura 1 abaixo.

Figura 1 – Relação entre nível de investimentos e conhecimento geológico de um depósito mineral (modificado de Hodgson, 1993). Notar que o aumento do conhecimento geológico induz à redução dos riscos de investimento.

SEMINÁRIO

EM ÁREAS DE GARIMPO DE PEDRAS PRECIOSAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 9 DESETEMBRO DE 2005

GEOLOGIA E MINERAÇÃO

2

As principais atividades da UFRGS nesse projeto de pesquisa relacionadas diretamente com a pesquisa mineral são: - atividade 1.1: definição da distribuição areal da qualidade e da quantidade das gemas; - atividade 5.1: desenvolver metodologias de pesquisa geológica para definição das zonas produtoras; - atividades 6.2 e 7.1: planejamento da extração degeodos a partir dos dados de pesquisa mineral; - atividade 12.1: disseminação das práticas de pesquisa mineral, planejamento de extração, designs, etc. O ordenamento dessas atividades reflete claramente a seqüência de etapas dos levantamentos de pesquisa mineral, desde a macro-escala, até a escala de detalhe, como discutido anteriormente. É dentro dessa seqüência de etapas de investigação que foi...
tracking img