Escola de poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FLAVIANE PALMEIRA DA SILVA

FICHAMENTO E RESENHA

Feira de Santana
2011

FLAVIANE PALMEIRA DA SILVA

FICHAMENTO E RESENHA

Tarefa apresentada no Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anísio Teixeira como avaliação parcial da Unidade II da disciplina Metodologia do TrabalhoCientífico.

Feira de Santana
2011
FICHAMENTO

VAZ, Luiz Gustavo Negro. A Escola de Poder. Uma questão de Autoridade, Legitimidade e Estratégia. Out.2009. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/a_escola_de_poder_uma_questao_de_autoridade_legitimidade_e_e

strategia/35006/>. Acesso em: 12 fev. 2010.

1. INTRODUÇÃO

“Neste sentido a própria formação da sociedade apareceumbilicalmente ligada à função de poder, autoridade, legitimidade e de estratégias, identificadas pela atividade dos mais fortes, dos mais aptos ou por aqueles que detinham a direção dos clãs e das tribos e por seus sucessores e herdeiros.” (VAZ, 2009, p. 1)

Comentário:

Tomando como exemplo a estrutura de uma empresa podemos ver que para que seus administradores possam obter bons êxitos em suaprodução é necessário boa estratégia para selecionar pessoas preparadas e que saibam liderar com autoridade e conduzir os demais trabalhadores. É preciso ter uma visão ampla sobre o que fazer na empresa para gerar lucro.
Este é um exemplo obvio que se pode citar que comparar com a formação de uma sociedade.

2. A ESCOLA DE PODER

“O poder e o controle ocupam um lugar central na vida dasorganizações e na própria existência dos seres humanos.” (VAZ, 2009, p. 2)

Comentário:

Muitas pessoas carregam consigo a autodeterminação, ou seja, tem um poder pessoal que é capaz de mandar e manipular outras pessoas. Já outros são mais acomodados e esperam receber ordens para executar ações, vivem sempre sendo controlados.

3. A TEORIA WEBERIANA

“O conceito de Macht (apud VAZ,2009),trata basicamente do conceito de poderio, que se caracteriza pela oportunidade de um individuo de fazer triunfar, no seio de uma relação social sua própria vontade contra resistências...”

Comentário:

Todo individuo possui o livre arbítrio para fazer o que bem entender, porem basta este usar o seu poder pessoal de forma benéfica, porque onde houver a figura de um poder maior, uma autoridadetem que ser obedecido.

1. AS ORGANIZAÇÕES COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO

“O controle faz parte das funções e dos processos das organizações. Poder e controle podem ser considerados como face de duas moedas. Quem exerce controle tem poder. Quem tem poder.” (VAZ, 2009, p. 3)

Comentário:

Quando uma pessoa, dentro de uma organização administrativa toma a iniciativa de gerenciar ações,expor objetivos e designar que todas as suas tomadas de decisões serão executadas e atingidas, podemos dizer que ela estabelece o controle para essa situação. Então, para que haja o poder é necessário que antes o controle seja estabelecido.

2. A POLÍTICA

“A política também pode ser entendida como uma tensão entre a ordem e a desordem, e o poder como um regulador dessa tensão. Portanto, o fimúltimo da politica é estabelecer uma ordem social e reduzir a desordem social. O exercício do poder pode estar associado à “manipulação”, “resistência” e à “contestação”.”(VAZ, 2009, p. 3)

Comentário:

É essencial na política o bom uso do poder para que não haja abuso excessivo de autoridade nas organizações.
O poder político tem como objetivo principal estabelecer o bem para a sociedade,sendo que os governantes estão na presidência pela democracia das pessoas.

3. AS TRÊS FORMAS DE LEGITIMAÇÃO DO PODER

“O comportamento carismático não é peculiar apenas à atividade política, pois pode ser igualmente observado em outros campos, como os da religião, da arte, da moral e mesmo da economia, conquanto, segundo Weber, um dos traços do carisma em permanecer estranho ou hostil ao...
tracking img