Tipos de poderes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho enquadra-se na disciplina de Psissociologia, ministrada na UEM, do 2º ano, no Curso de Licenciatura em Organização e Gestão em Educação cujo objectivo geral é Liderança e processo de tomada de decisões, quanto aos objectivos específicos são os tipos, as características da liderança, as técnicas da tomada de decisão numa realidade escolar.
Para efectivar o trabalho,a metodologia usada consistiu no resumo de diversas obras bibliográficas, pesquisas na internet e na elaboração de fichas resumo.

1. Conceito liderança
De acordo com a literatura sobre Liderança, de John Garner, citado por Ralph White e Ronald Lippitt (1992: 46) “liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) induz um grupo adedicar-se aos objectivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores”.
Para Chiavenato, liderança é a influência interpessoal mostrada numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana com a finalidade de atingir diversos objectivos específicos. Dessa maneira, motivando-os na realização de tarefas e melhorando a qualidade das relações entre os componentes destegrupo.
Hersey e Blanchhard citado por ROBBINS, S. (2004). conceituam liderança como “o processo de influenciar as actividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objectivo numa dada situação”.
Liderança é um processo de influência; os líderes são pessoas que, por suas acções, e motivam um grupo de pessoas em busca a uma meta comum ou compartilhada.
Segundo Chiavenato (1994) aTeoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:
* Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função.
* Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.* Situações de liderança (teoria Contingencial). Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação.
Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direcção ao alcance de um determinado objectivo. Robbins (2002) citado por UEM (S.A)
LIDERANÇA “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objectivosidentificados como sendo para o bem comum.” (James Hunter: 1990).
É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objectivos comuns.
Liderança é um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos.

2. Elementos essenciais daliderança.
Os elementos essenciais são: O carácter (talento é um dom, carácter uma escolha); o bom senso (pondere os erros alheios); a empatia (se coloque no lugar dos outros); a competência (Saiba fazer e mantenha-se actualizado); a motivação (vontade de aprender cada vez mais ) e a iniciativa (não tenha medo de errar).

3. Caracteristicas de um líder eficaz.
O líder enfatiza o estabelecimentode normas e regras, devendo animar os membros da equipe a:
* Reunir, programar e combinar as actividades;
* Ajudar o grupo a valorizar a qualidade das suas sugestões ou soluções;
* Avaliar a qualidade do processo de grupo;
* Suavizar a tensão e ajudar os membros a encontrar formas de equilibrar satisfações.
4. Tipos ou estilos de liderança (indicar o estilo mais apropriado para arelidade escolar justificando).
* Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou directiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da...
tracking img