Os tipos de poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. O PODER 4
2.1. OS MODOS DE PODER 4
2.2. OS TIPOS DE PODER 4
3. OS TIPOS DE PODER E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE 6
3.1 A RESPOSTA DO SUBORDINADO PARA CADA TIPO DE PODER 6
3.2 OBDIÊNCIA, RESPOSTA AO PODER COERCITIVO E DE RECOMPENSA 6
3.3 CREDIBILIDADES, RESPOSTAS AOS PODERES: LEGÍTIMO, ESPECIALIZAÇÃO E REFERÊNCIA 7
4.0 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9OS TIPOS DE PODER, OS TIPOS DE CONFORMIDADES RELACIONADOS AOS TIPOS DE PODER E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE

1. INTRODUÇÃO

O intuito deste trabalho é dissertar sobre os tipos de poder, os tipos de conformidades relacionados aos tipos de poder e sua influência na sociedade.
De uma maneira geral, poder é a capacidade de se conseguir o que quer. Olhando do ponto de vistaorganizacional/institucional, geralmente o poder se consegue com: coerção, recompensa, referência, especialidade e especialização.
Os poderes: coercitivos e recompensa, apenas geram uma obediência, “fria” e as vezes revoltantes.
Já os poderes: legítimo, especialização e referencia, geram uma livre espontânea obediência das pessoas para o exercício da atividade.
Relacionando os tipos de poder e suasrespostas, nas instituições organizacionais observaremos que estas também são aplicadas na sociedade de modo geral.


2. O PODER

Existem vários conceitos sobre o poder, o mais genérico seria a capacidade de se conseguir o que quer.
De um modo institucional, vemos os líderes, gerentes, chefes, diretores, presidentes etc., exercendo vários tipos de poder, entre eles:
- o legítimo;
- derecompensa;
- coercitivo;
- de especialização e
- referência

2.1. OS MODOS DE PODER

Nas organizações/instituições, podemos dividir o poder em dois modos:
- poder pessoal, o individuo usa suas habilidades para influenciar as pessoas, principalmente para se atingir as metas da empresa. Este poder na verdade tem haver com o Princípio de Liderança. O subordinado obedece, não por causa dahierarquia, mas por vários fatores, a qual o líder o convenceu.
- poder de posição, o individuo usa sua posição de hierarquia, para que seus subordinados lhe obedeçam, os subordinados obedecem pelo fato da posição hierárquica.

2.2. OS TIPOS DE PODER

Veremos agora o que leva uma pessoa aceitar ser subordinada a outra em uma instituição. Tudo isso pelos tipos de poder.
Poder legítimo, ligado ahierarquia institucional. A pessoa aceita a subordinação pela posição hierárquica da outra. Exemplo: “eu obedeço por que ele simplesmente é meu superior”. Este poder tem que ser de fato reconhecido, e aceito legalmente nesta instituição, geralmente estes cargos são de líderes, gerentes, diretores e presidentes.
Poder de recompensa, a pessoa aceita a subordinação porque trará benefícios positivos paraela. Esses benefícios têm que ser algo que o subordinado valorize. Exemplos: avaliação de desempenho favorável, promoção, tarefas de trabalho interessante, turno de trabalho de preferível, bolsa de estudos etc.
Poder coercitivo, a pessoa aceita a subordinação tendo como base o medo de perder aquilo que ela valoriza. Este poder se apóia na aplicação, ou na ameaças de frustrações, humilhações etodos os tipos de sanções. Exemplo: o próprio emprego, trabalho e turno que ela ache confortável, perca dos benefícios de recompensas, citados acima e etc.
Poder de especialização, a pessoa aceita a subordinação como resultada da especialização do outro em determinado assunto ou trabalho. Aquele que tem mais conhecimento nos leva a aceitar e obedecer a seu poder. Exemplos técnicos de injeçãoplásticas, técnicos de segurança do trabalho e todo especialista capaz de deter poder por sua especialização.
Poder de referência, a pessoa aceita a subordinação, pois admira a outra a ponto de querer ser como ela. Esta característica está diretamente ligada à liderança. Exemplo: um colaborador de uma empresa quer ser futuramente um gerente, e este admira o gerente de seu departamento, a ponto de...
tracking img