Tipos de liquidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORICO
A análise das demonstrações contábeis segundo muitos estudiosos é tão antiga quando a própria contabilidade. Claro que no começo sua utilização assim como a da própria contabilidade era feita de maneira rudimentar. No final do século XIX, com o aparecimento da figura dos banqueiros e a conseqüente necessidade de informações mais precisas para a concessão de empréstimos, começou-se oaprimoramento das técnicas de análise de balanços. Então houve a necessidade de outras demonstrações para análise e concessão de crédito.
QUAIS AS DEMONSTRAÇÕES CONTABÉIS A SEREM ANALISADA
• Balanço Patrimonial
• Demonstração do Resultado do Exercício – DRE
• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL
• Demonstração dos Lucros ou Prejuizos Acumulados – DLPA
• DOAR
•Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC
• Demonstração do Valor Adicionado – DVA
• Demonstrações Comparativas
• Consolidação das Demonstrações Contábeis
• Balanço Social

LEI QUE REGULAMENTA O BALANÇO PATRIMONIAL
Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007
Altera e revoga dispositivos da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grandeporte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras.

QUAIS OS TIPOS DE ÍNDICES
Os índices de liquidez são razões entre determinadas variáveis contábeis de uma empresa que visam fornecer um indicador da capacidade da empresa de pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades. No geral, a liquidez decorre da capacidade de aempresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das suas decisões estratégicas de investimento e financiamento. Em outras palavras, o cálculo dos índices de liquidez iniciam com a comparação entre os direitos e as obrigações da empresa, com objetivo de identificar o grau de liquidez empresarial a partir da sua administração (ciclo financeiro e lucratividade).

LiquidezImediata
Este quociente relaciona o disponível em determinado momento com o passivo corrente. Com afirmação de Assaf Neto (2007, p. 190): Revela a porcentagem das dívidas a curto prazo (circulante) em condições se serem liquidadas imediatamente. Esse quociente é normalmente baixo pelo pouco interesse das empresas em manter recursos monetários em caixa, ativo operacionalmente de reduzida rentabilidade.Diante da afirmação do autor, pode-se constatar que a liquidez imediata relata a quantia que a empresa dispõe para pagar sua dívidas de curto prazo.
Liquidez Seca
O índice de liquidez seca objetiva calcular a capacidade de pagamento empresarial desconsiderando os seus estoques. Para Gitman e Madura (2003, p. 195): “O índice seco (quociente ácido) é parecido com o índice de liquidez de curtoprazo, exceto por excluir o estoque, em geral é o ativo circulante de menor liquidez.” Entende-se que o índice de Liquidez Seca serve para verificar a tendência financeira da empresa em cumprir, ou não, com as suas obrigações a curto prazo, mas desconsiderando os seus estoques, pois estes podem ser obsoletos e não representar a realidade dos saldos apresentados no Balanço contábil. É importante tambémobservar que se a empresa possui um estoque muito elevado, os analistas ou investidores vão considerar que não existem políticas adequadas de compras e vendas.
Liquidez Corrente
Este quociente relaciona quantos reais dispomos, imediatamente, disponíveis e conversíveis em curto prazo em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo. É um índice muito divulgado e frequentemente considerado comoo melhor indicador da situação de liquidez da empresa. É preciso considerar que no numerador (AC) estão incluídos itens tão diversos como: disponibilidade, valores a receber a curto prazo, estoques e certas despesas pagas antecipadamente. No denominador (PC), estão incluías as dívidas e obrigações vencíveis a curto prazo. Com tal afirmação, pode-se concluir que a liquidez corrente relaciona...
tracking img