Tipos de generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 23 (5739 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS TEXTUAIS
.
Os Tipos Textuais designam uma sequência definida pela natureza linguística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Quanto ao tipo o texto pode ser: Narração, Descrição, Argumentação, Injunção, Exposição
.

GÊNEROS TEXTUAIS
.
Gêneros Textuais são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Essesapresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Exemplos de Gêneros textuais:
.
Carta, Bilhete, Ata, Procuração, Ofício, memorando, currículo, Abaixo-assinado, Diário, Agenda, Anotações, Romance, Crônica, Conto, Novela, Poema, Memórias, Biografia, Autobiografia, Artigo de Opinião, Resenha, Reportagem, Aula expositiva, Reunião decondomínio, debate, Entrevista, Lista de compras, Piada, Sermão, Cardápio, Receita, Horóscopo, Instruções de uso, Inquérito policial, Telefonema, Blog, E-mail, Bate-papo (Chat), Orkut, Twitter, Vídeo-conferência, Second Life (Realidade virtual), Fórum, etc.

GÊNEROS TEXTUAIS - I
.
OFÍCIO - Tipo de correspondência externa usada especialmente quando o destinatário é órgão público. Ele serve para"informar, encaminhar documentos ...
.
MEMORANDO - Correspondência interna de uma empresa feita entre os departamentos ou seções.
.
CURRUCULUM VITAE - (do Latim - trajetória de vida), ou apenas currículo é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modogeral o Curriculum Vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas. Ele é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica, e dados pessoais para contato.
.
ATA - Registro dos principais pontosdiscutidos em uma reunião.
.
CARTA - Objeto de correspondência, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial...
.
BILHETE – Objeto curto de correspondência, sob a forma de comunicação escrita.
.
CARTA DO LEITOR - Texto em que o leitor de jornal ou da revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade, usando elementos argumentativos..
.
GÊNEROS TEXTUAIS - II
NOTÍCIA - Relato de fatos ou acontecimentos atuais, geralmente de importância e interesse para a comunidade, sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve. Os títulos são chamativos (manchetes) para atrair a atenção de quem lê. No início do texto, frequentemente, aparece um pequeno resumo com as informações essenciais do fatonoticiado (lide).
REPORTAGEM - Relato de fatos de interesse do público, com acréscimo de entrevistas e comentários para que se possa ter uma visão mais ampla do assunto tratado. Nesse tipo de texto, podem ocorrer interpretações e opiniões acerca do fato relatado, baseadas em estatísticas, depoimentos e comparações com acontecimentos relacionados ao assunto tratado.
.
ENTREVISTA - Forma objetiva deregistrar um depoimento de uma pessoa pública ou que esteja relacionada a algum acontecimento atual. É utilizada para dar veracidade a uma reportagem ou para saciar a curiosidade dos leitores sobre aspectos da vida profissional ou pessoal do entrevistado. Para tanto, é organizada na forma de perguntas e respostas.
.
EDITORIAL - Texto de caráter opinativo, escrito de maneira impessoal e publicadosem assinatura. Possui estrutura semelhante à de um texto dissertativo, de intenção persuasiva. Nele os editores do veículo expressam, formalmente, sua opinião acerca dos mais diversos assuntos, principalmente, os mais polêmicos e atuais. Ele representa a opinião do veículo onde foi publicado.
.
ARTIGO DE OPINIÃO - Texto de caráter opinativo. Porém, ao invés de representar a opinião do veículo...
tracking img