Vidrarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vidrarias

Béquer - Sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias  sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.

Proveta - É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura. A provetapode ser usada para determinar a densidade de um solido ou líquido. 

Vidro de Relógio - Os vidros de relógio são pratos de vidro de fundo redondo. Têm múltiplas aplicações no laboratório nomeadamente para pesagem de reagentes, para tapar copos de reação e para armazenar substâncias. Devido à sua grande utilidade e uso apresentam diversos tamanhos.

Erlenmeyer - Sua utilização é vasta,podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.

Bureta- Seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações. .A bureta é utilizada como vidraria titulante .

Kitasato- Um Kitasato é uma espécie de funil, mas que éutilizado para fazer filtrações à pressão. 

Balão de fundo chato, ou redondo- Ao contrário do balão de fundo redondo que só tem aplicação na destilação, este balão é utilizado para a homogeneização e armazenamento de soluções. A sua forma confere-lhe particular vantagem para a mistura de soluções.

Balão de fundo redondo- A sua aplicação restringe-se à destilação, processo de separação deconstituintes de misturas líquidas ou eliminação de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento energético

Placa de Petri- São muito usuais no laboratório e apresentam múltiplas funções, tais como: armazenamento de substâncias para que ocorra uma determinada reação, experiências de rastreio, pesagem de reagentes e experiências de cristalização.

O funil de bromo ou balão de decantação- É umadas vidrarias utilizadas em laboratório com principal função de separar uma mistura líquida heterogênea por simples ação da gravidade.

Funil Comum- Usado para transferência de líquidos.

O funil de Buchner- É um funil geralmente de plástico com orifícios ao longo de todo o seu perímetro circular. Este funil é usado na filtração a vácuo ou sob pressão, e permite fazer a separação entre osólido, que fica retido no papel de filtro, e o líquido que se quer filtrar, que é recolhido no kitasato.

O balão volumétrico- É usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Assim, como todo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior.

Bastão ou baqueta- é um bastão maciço de vidro. Serve para agitar efacilitar as dissoluções ou manter massas líquidas em constante movimento.

Pipeta graduada- Possui graduações ao longo de seu corpo, possibilitando a sucção de variadas quantidades de líquido. São utilizadas para transportar quantidades precisas de material líquido.

Pipeta volumétrica- Com esse modelo é possível transportar apenas uma determinada quantidade de volume.

Cálice de vidro- Utilizadonas medidas não rigorosas de volumes de líquidos, viscosos ou não, na preparação de formulações líquidas com dissolução a frio e auxílio de bastão de vidro. O cálice, de menor capacidade, é graduado em 0,1 mL, espaçando-se a graduação à medida que a sua capacidade aumenta. Deve ser utilizado, ainda, no acerto do volume final da preparação.

Almofariz com Pistilo- Este recipiente é usado paraesmagar, moer ou macerar produtos. Isso é conseguido com o auxilio de uma mão (pilão), no mesmo material do almofariz, em forma de batedor com o seu fundo plano.

Cadinho de porcelana-  Usado para aquecimento e fusão de sólidos a altas temperaturas.

Tubos de Ensaio- Recipientes de vidro onde ocorrem reações e análises. Também utilizados para coleta de amostras em pequena quantidade.

Estante...
tracking img