Guerras sagradas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR

FRANCIELLE OLIVEIRA DA SILVA
NAYARA NERIS DE OLIVEIRA

CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS

* SALVADOR
2012

FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR

FRANCIELLE OLIVEIRA DA SILVA
NAYARA NERIS DE OLIVEIRA

CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRASASTECAS

Artigo apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina Metodologia do Projeto do Design do curso de Design de Moda oferecido pela Faculdade da Cidade do Salvador.
Professora: Carol Barreto

* SALVADOR
2012
1. INTRODUÇÃO
As civilizações mesoamericanas e andinas se estabeleciam em diversas localidades do Novo Mundo antes mesmo da chegada dos europeus ao continenteamericano. Tanto a civilização Asteca quanto a civilização Maia, Olmeca, Tolteca e Teotihuacán estavam estabelecidas em algumas regiões da América Central que hoje é o território do atual México. Os Incas, que aproximadamente quinhentos anos antes eram as civilizações Chimu, Tiahuanaco e Huari, estavam ocupando regiões próximas uma da outra ao longo da Cordilheira dos Andes, abrigando cerca deseis milhões de pessoas.
Diferente do que os europeus achavam que encontrariam ao aportarem no continente Americano, se viram diante de civilizações constituídas por uma variação de tribos possuindo uma avançada organização política, econômica e social.
A história cultural das civilizações mesoamericanas é dividida, basicamente, em três períodos: O pré-clássico ou formação, onde a cultura dosOlmecas predominou; o clássico ou florescimento, este período assistiu o desenvolvimento da cultura Teotihuacán e dos Maias; o pós-clássico, marcado por impérios guerreiros, Toltecas e Astecas, e pelo militarismo.
A civilização Olmeca continuou a existir de 1.200 até 200 a.C., onde deixou a escrita em hieróglifos e artefatos que exibiam o naturalismo e simbolismo como elementos predominantes daarte produzida.
Os Teotihuacán perduram entre 1 e 750 d.C.. A cultura desse povo foi uma das mais influentes de toda a América Central. A civilização era dona de intrigantes paisagens urbanas antigas das Américas.
Por volta de 1.000 anos antes de Cristo, surge a civilização Maia que estende-se até 1697 depois de Cristo com os seus últimos membros remanescentes. Mesmo possuindo uma mesma religiãoe cultura, os membros desta civilização não possuíam uma única cidade-capital e muito menos um único governante. A religião envolvia questões centrais na vida de cada membro dessas comunidades e esse aspecto foi o que levou os povos Maias construírem suntuosos templos sacrificiais em homenagem aos deuses.
Os Toltecas existiram entre o período de 900 a 1187 d.C.. Esta sociedade extremamentemilitarista e guerreira. Quando o assunto era relacionado a artes e arquitetura, esse povo é considerado um dos mais desenvolvidos com relação aos povos que existiram na sua contemporaneidade, além de exerceram grande influência nos território pertencente aos Maias no período pós-clássico.
O povo Asteca foi quem dominou o centro-sul do México onde ficou famoso por ter estabelecido um império vasto ealtamente organizado. Este império tinha como capital a cidade de Tenochtitlán, esta que foi fundada em um local específico indicado por Huitzilpochtli1. Essa sociedade era dividida em escravos, plebeus e nobres. Participavam da nobreza os nobres de nascença, sacerdotes e os guerreiros. A educação era imposta desde os primeiros anos, muito rigorosa e aos homens exigia-se a vocação guerreira.

1Huitzilpochtli - era o deus asteca do Sol e da guerra.
Essa civilização utilizava a escrita pictográfica em pele de animais ou papel além de conhecer um sistema de calendário.
Incas, esse povo foi quem desenvolveu uma civilização agrária e teocrática entre os séculos XII e XVI. Eles desenvolveram o seu domínio através de sucessivas conquistas de províncias adjacentes ao seu território sendo...
tracking img