Tipos de energias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O conceito de energia é por extensão o seu princípio de conservação constitui-se num dos conceitos centrais da Física, permitindo a compreensão de uma ampla variedade de fenômenos, assim como a resolução de inúmeros problemas de interesse teórico e prático.
Na antiguidade, já existia suspeitas a respeito da conservação de alguma medida fundamental. A conservação da Energia dizque a mesma pode ser transformada a ou transferida, mas nunca criada ou destruída. Este princípio da conservação da energia é a conservação de energia mecânica.
Existem determinado sistema mecânico, em que formas de energia que venham estar relacionadas a fenômenos eletromagnéticos ou térmicos não estão presente, e com isso pode-se dizer que esta energia total do sistema é completamente mecânica.E esta lei ou principio da conservação de energia mostra que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante.

2. PRINCIPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
O Princípio da Conservação da Energia diz que “a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída”.
Determinado sistema mecânico, em que formas de energia relacionadas a fenômenoseletromagnéticos ou térmicos não estão presentes, pode-se dizer que a energia total do sistema é puramente mecânica. O Princípio da Conservação da Energia implica a conservação da energia mecânica. Por sua vez, é a soma das quantidades de energia cinética e diversas formas de energia potencial. Embora a energia mecânica seja sempre constante, a quantidade de cada um de seus componentes pode sofrervariação de tal modo que a energia total permaneça constante. Podemos identificar uma transformação de um tipo de energia em outro. Inicialmente um objeto possui energia potencial gravitacional, que é a energia de interação entre a massa do objeto com a massa da Terra.
A energia potencial gravitacional de um objeto, que é diretamente proporcional ao produto de sua massa, da aceleração dagravidade e de sua distância vertical em relação a um ponto de referência, se transforma em energia cinética do objeto, que está associada ao seu movimento. A energia cinética é diretamente proporcional à massa e ao quadrado da velocidade do objeto. Em física, a lei ou princípio da conversão de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante.
Um modoinformal de enunciar essa lei é dizer que energia não pode ser criada nem destruída, a energia pode apenas transformar-se. Energia compreende várias divisões com seus conceito específicos, como energia potencial, energia cinética, energia térmica, energia nuclear. Temos como exemplo a combustão da gasolina dentro de um motor a explosão, parte da energia potencial associada às ligações químicas dosreagentes transforma-se em energia térmica, esta diretamente associada à energia cinética das partículas dos produtos e à temperatura do sistema.
A energia interna do sistema imediatamente antes da explosão é igual à energia interna imediatamente após a explosão. Em seu sentido mais abrangente a conservação da energia implica que se entenda a energia a ser conservada coma a energia totaldo sistema, em acordo com o princípio da equivalência entre massa e energia. A conservação da energia, em sentido amplo, de acordo com o modelo de Albert Einstein, diz respeito à conservação de uma medida que engloba massa e energia, dentro de um sistema isolado. Entretanto, massa e energia são entidades distintas e não relacionadas, e nestas condições a lei da conservação da energia se divide emduas leis clássicas: a lei da conservação da energia em seu sentido mais restrito e a lei da conservação da massas.
No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, têm-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da...
tracking img