Tipos de energia existentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Geografia













Nome: Gabryella Felipe
Série: 2° ano Turno: M Turma: B
Tema: Formas de energia existentes






Formas de energia existentes

Energia das marés

- Fonte: É como seu próprio nome diz, obtida através da força das marés. Quando há uma grande diferença entre os níveis da maré baixa e da alta (mais de uma dezena de metros), queconsegue encher uma grande piscina na maré alta, fechar as comportas e, quando a maré está baixa, deixar fluir a água por turbinas e gerar eletricidade.

- Viabilidade econômica: Algumas vezes, são necessários sistemas para aperfeiçoamento da obtenção da energia, o que acaba saindo caro. Além disso, a quantidade de energia produzida é pequena.

- Espectro de utilização: Apenas em litorais onde aamplitude das marés é grande.

- O Brasil: A energia do mar é não é utilizada no Brasil. A maior usina movida a maré já construída foi concluída em 1967 na França, na região da Bretanha, no estuário do rio Rance e gera eletricidade tanto ao esvaziar quanto ao encher a represa. - Impactos ambientais: quase nenhum

Energia eólica

- Fonte: Vem da força dos ventos

- Viabilidade econômica: Osgastos não são grandes, e pode suprir até

20% da necessidade de energia em alguns países, como foi previsto, mas na realidade, não passou de 1%, como foi na Noruega.

- Espectro de utilização: Litorais, alto de colinas e no mar, onde a força dos ventos é maior.

- O Brasil: Não é muito utilizada no Brasil

- Impactos ambientais: A grande vantagem da energia eólica é que ela não polui omeio ambiente. O único inconveniente é a alteração das características naturais do local e à paisagem. Além disso, seus cata ventos geram fortes ruídos.

Energia hidráulica

- Fonte: Força da água em movimento.

- Viabilidade econômica: A produção de uma usina hidrelétrica é muito cara, mas a fonte é constantemente renovada, ou seja, como a fonte da energia mecânica que se converterá emelétrica é a água de uma represa, não há risco dessas estar em falta. Além disso, a grande quantidade de energia produzida compensa.

- Espectro de utilização: Represas que tenham, em algum ponto, um grande desnível, para que possam se instalar nesse desnível as grandes turbinas que convertem a energia mecânica em energia elétrica. É usada em países que não dispõe de grandes reservas de petróleo, carvãoou gás.

- O Brasil: Essa é a forma de energia mais utilizada no Brasil, que é quase totalmente abastecido por suas várias usinas hidrelétricas, como a maior do mundo, a usina de Itaipu, no Rio Paraná.

A Usina Hidroelétrica de Itaipu , construída em sociedade pelo Brasil e pelo Paraguai, é a maior hidroelétrica do mundo, e supre 20% da necessidade de energia do Brasil

- Impactosambientais: São grandes, com grande desmatamento, que mata a flora e atrapalha a fauna. Além disso, desvia o leito dos rios.

Energia nuclear

- Fonte: Fissão ou fusão nuclear. Na fissão, o núcleo de um átomo pesado é dividido em duas partes comparáveis; na fusão, dois ou mais núcleos relativamente leves se unem para formar um pesado. Ambos os processos liberam uma imensa quantidade de energia. Masdessas duas, a única que se consegue controlar para ser usada com propósitos pacíficos e militares é a fissão.

- Viabilidade econômica: O preço para a construção e manutenção de uma usina nuclear é alto, mas a quantidade de energia produzida é muito grande.

- Espectro de utilização: Lugares onde haja condições de manter a usina com total segurança, pois os desastres relativos à energia nuclearsão os mais perigosos.

- O Brasil: Teve o fracassado projeto das usinas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A Angra 1 foi feita, mas funciona muito mal.

Pelo fato de funcionar e parar continuamente, é apelidada de “usina vaga-lume”. A Angra 2 está parada. E a Angra 3, nem do papel saiu.

- Impactos ambientais: As usinas nucleares têm risco de acidentes, que são os mais perigosos e...
tracking img