Tipos de dsl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com o surgimento da Internet, um grande número de serviços e informações se tornou disponível para todas as pessoas com acesso a um computador e uma linha telefônica. Com o passar do tempo, o número de usuários se tornou cada vez maior. Com o aumento da demanda, a Internet não parou de crescer, tanto no número de usuários quanto na quantidade de informações disponíveis.
Comoconsequência da baixa velocidade e qualidade oferecidas pelas conexões discadas, utilizando modems comuns, e pelo problema de congestionamento na rede, principalmente em horários específicos, surgiu uma demanda cada vez maior por serviços de melhor qualidade. Com isso, começaram a ser desenvolvidas tecnologias que permitissem conexões de alta velocidade.
Inicialmente, foi desenvolvida uma linha dedicada,permitindo transmissões de alta velocidade (até 1,544 Mbps para envio ou recepção de dados), chamada de T1 nos Estados Unidos e E1 na Europa. O grande obstáculo para a popularização desta tecnologia foi a necessidade de modificações na infra-estrutura, pois as linhas são dedicadas, ou seja, exigem a instalação de novos cabos, exclusivamente para este serviço.
As linhas DSL (Digital SubscriberLine) surgiram com o objetivo de oferecer conexões de alta velocidade a um baixo custo, pois utilizam a mesma infra-estrutura já instalada em todas as casas e escritórios: o sistema POTS (Plain Old Telephone Service), ou seja, as linhas de cobre utilizadas nos telefones comuns (par trançado).
Várias tecnologias DSL foram desenvolvidas com o tempo, cada uma oferecendo vantagens e desvantagens emrelação às demais. Os vários tipos de DSL foram desenvolvidos para atender às necessidades de cada usuário, de acordo com as diferentes características oferecidas por cada tipo.
Características
Como os usuários de banda larga possuem diferentes necessidades e recursos financeiros, foram desenvolvidos diferentes tipos de DSL. Algumas características desta tecnologia são específicas para determinadotipo de DSL, mas as principais são comuns a todos.
A principal característica da tecnologia DSL é o fato de aproveitar os pares trançados de fios de cobre que são utilizados pelos telefones comuns (POTS). Assim, a instalação fica bastante simplificada e barata.
Outra característica importante é o fato de manter o computador sempre conectado. Apesar de isto ser uma vantagem, por não haver anecessidade de fazer um pedido de conexão e esperar uma resposta do provedor, isto torna o computador mais vulnerável a ataques, mesmo que o usuário não esteja recebendo ou enviando dados. Por isso, é recomendado o uso de um firewall.
As linhas DSL permitem o uso simultâneo da linha para dados e voz, ou seja, é possível utilizar a conexão via DSL no computador enquanto se usa o telefone normalmente.Cada tipo de linha DSL oferece diferentes velocidades, que variam de taxas em torno de 64 kbps até taxas da ordem de 50 Mbps. A velocidade máxima de transferência de dados nas linhas DSL varia de acordo com vários fatores. Existem vários tipos de DSL, cada um utilizando tecnologias diferentes e tipos de modulação e codificação diferentes. Alguns tipos são simétricos, ou seja, oferecem a mesmavelocidade para envio e recepção de dados, e outros tipos são assimétricos, com a velocidade de recepção de dados maior que a de envio de dados. Além disso, existem outros fatores que influem sensivelmente no desempenho do sistema, como o equipamento usado, a qualidade e espessura dos cabos e, principalmente, a distância entre o usuário e a central que oferece o serviço. Conforme a distância aumenta, aqualidade do sinal diminui, e, consequentemente, a velocidade de conexão também diminui. Por isso, os serviços DSL são limitados a uma distância máxima entre usuário e central, pois, a distâncias acima do limite, a qualidade do serviço fica sensivelmente prejudicada.
À primeira vista, pode parecer estranho o fato de a tecnologia DSL ser sensível a distância, pois este fato não ocorre nas...
tracking img