Tipos de conhecimento

Os quatro tipos de conhecimentos

Nós nos relacionamos com o mundo de diferentes maneiras e, aplica e constrói vários tipos de conhecimento por meio dos quais interage e contribui para a construção social do meio em que vivemos. O conhecimento científico diferencia-se do popular de maneira que nem sempre seu conteúdo é distinto um do outro, mas sim os contextos metodológicos.
Ascaracterísticas dos quatro tipos de conhecimento; Conhecimento popular: Valorativo, Reflexivo, Assistemático, verificável, Falível e Inexato;
Conhecimento Científico: Real (Factual), Contingente, Sistemático, Verificável, Falível, Aproximadamente exato; Conhecimento Filosófico: Valorativo, Racional, Sistemático, Não verificável, Infalível, Exato; Conhecimento Religioso, ( Teológico): Valorativo, Inspiracional,Sistemático, Não Verificável, Infalível, Exato.

Conhecimento Popular ou Vulgar

Ás vezes denominado senso comum é aquele que resulta do modo espontâneo de conhecer e que obtemos no cotidiano. É superficial e assistemático porque é produto de ações não planejadas e não se organiza a partir da sistematização das idéias, mas nós mesmos o organizamos de acordo com as nossas experiências. Essetipo de conhecimento não busca as causas dos fenômenos e não se constitui como produto de uma reflexão, pois nasce da tentativa dos indivíduos de resolver problemas da vida diária.
Mesclam-se dois tipos de conhecimento: vulgar ou popular, transmissão de geração por geração baseados em experiências pessoais. Por exemplo: o homem do campo sabe plantar e colher de acordo com os ensinamentos e oscostumes locais, que se transformam lentamente de acordo com os acontecimentos casuais com os quais ele se depara. O outro é o empírico, sobre as causas do desenvolvimento das plantas desproativo sobre a composição do solo, desenvolvimento das plantas, das pragas, etc.
Ambos os conhecimentos popular e científico almeja ser racionais e objetivos.
As características do conhecimento popular é o modocomum, correto e espontâneo de conhecer diretamente as coisas e os seres humanos, sem aplicação de um método e sem refletir.
Características predominantes:
• Superficial, acredita simplesmente no que vê, sente e ouvi sem comprovação;
• Sensitivo, confia que na vivencia diária passa a entende ânimos e emoções;
• Subjetivo, a experiência e conhecimentos por si próprio, que tiras através doconvívio diário as próprias conclusões;
• Assistemático, por que as experiências não visam uma organização de idéias;
• Acrítico, nem sempre esses pensamentos se manifestam de uma forma critica. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. p. 75-78.

Conhecimento Filosófico

Utiliza procedimentos racionais e reflexivos na elaboração de críticas darealidade. A compreensão filosófica pretende construir conhecimentos que orientem a ação humana. A Filosofia contribui para o ser humano adquirir consciência de si mesmo. Dizemos que o conhecimento filosófico é valorativo porque, na medida em que questiona e reflete sobre a condição humana, ele distingue os valores que norteiam as ações humanas. Dizemos que é um conhecimento não verificável porquenasce do exercício do pensamento sobre si mesmo, isto é, de hipóteses que não poderão ser submetidas à observação. É racional, quando consisti num conjunto de acontecimentos correlacionados. Tem características de sistemáticos, pois a hipótese e enunciado visam esclarecer a realidade estudada na sua totalidade. E também é infalível e exato, busca uma realidade capaz de abranger as outras, as suashipóteses não são submetidos a decisivos do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados.
É racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Tem a característica de sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade. Por...
tracking img