Porta paralela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A porta paralela é uma interface de comunicação entre o computador e um periférico. Quando a IBM criou seu primeiro PC (Personal Computer) ou Computador Pessoal, a idéia era conectar a essa Porta uma impressora, mas atualmente, são vários os periféricos que utilizam-se desta Porta para enviar e receber dados para o computador (exemplos: Scanners, Câmeras de vídeo, Unidade de discoremovível e outros).
Se você conhece um pouco de eletrônica e domina uma linguagem de programação como: C/C++/C++Builder, Pascal/Delph ou mesmo o Visual Basic, poderá desenvolver um programa que controle um aparelho conectado à Porta paralela, ou um programa de transferência de arquivos entre dois computadores, utilizando um cabo paralelo como meio de transmissão. O seu conhecimento de Eletrônicaservirá para você desenvolver sua própria placa Eletrônica, que será conectada ao DB25 da porta paralela.
Está página lhe fornecerá conhecimentos sobre a porta paralela, que o fará compreender e utilizá-la, de uma maneira não convencional, isto é, não somente para ser utilizada com uma impressora, mas também como qualquer outro aparelho, que o usuário tenha conhecimento sobre seu funcionamento,desejando controlá-lo através de seu Personal Computer, como diz a IBM.

MODELOS DE PORTA PARALELA
Transmissão unidirecional
A porta paralela SPP (Standard Parallel Port) pode chegar a uma taxa de transmissão de dados a 150KB/s. Comunica-se com a CPU utilizando um BUS de dados de 8 bits.
Para a transmissão de dados entre periféricos são usado 4 bits por vez.
Transmissão bidirecional
A portaavançada EPP ( Enhanced Parallel Port ) chega a atingir uma taxa de transferência de 2 MB/s. Para atingir essa velocidade, será necessário um cabo especial.
Comunica-se com a CPU utilizando um BUS de dados de 32 bits.
Para a transmissão de dados entre periféricos são usado 8 bits por vez.
A porta avançada ECP (Enhanced Capabilities Port) tem as mesmas características que a EPP, porém, utilizaDMA (acesso direto à memória), sem a necessidade do uso do processador, para a transferência de dados. Utiliza também um buffer FIFO de 16 bytes.

EXTENSÃO DO CABO PARALELO
A extensão do cabo para interligar um computador a um periférico, é de no máximo 8m. Na prática, utiliza-se um cabo com extensão menor. Quanto maior a extensão do cabo, maior é a interferência na transmissão dos dados.ENDEREÇOS DA PORTA PARALELA

O seu computador nomeia as Portas Paralelas, chamando-as de LPT1, LPT2, LPT3 etc, mas, a Porta física padrão de seu computador é a LPT1, e seus endereços são: 378h ( para enviar um byte de dados pela Porta), 378+1h (para receber um valor através da Porta) e, 378+2h (para enviar dados). Às vezes pode está disponível a LPT2, e seus endereços são: 278h, 278+1h e 278+2h,com as mesmas funções dos endereços da porta LPT1 respectivamente.

REGISTRADORES

Utilizando a Porta Paralela conectada a uma impressora, os endereços terão nomes sugestivos, como segue abaixo:

O CONECTOR DB25
O DB25 é um conector que fica na parte de trás do gabinete do computador, e é através deste, que o cabo paralelo se conecta ao computador para poder enviar e receber dados.
No DB25,um pino está em nível lógico 0 quando a tensão elétrica no mesmo está entre 0 à 0,4v. Um pino se encontra em nível lógico 1 quando a tensão elétrica no mesmo está acima de 3.1 e até 5v.
A figura abaixo mostra o conector padrão DB25, com 25 pinos, onde cada pino tem um nome que o identifica:

CLASSES E FUNÇÕES EM C/C++, PARA IMPLEMENTAR SEUS PROGRAMAS
Utilize a classe em C++ abaixo, casoqueira desenvolver programas para serem executados nos Sistemas Operacionais Windows.
Código fonte em C/C++
Listagem da classe TPorta para ser usada nos compiladores C++ da Borland
//Classe TPorta com seus métodos: Envia e Recebe
//Objetivo: Enviar e receber bytes através da Porta Paralela
//Copyright(c) 1999-2004, ROGERCOM
//www.rogercom.com
//rogercom@rogercom.com

class TPorta
{...
tracking img