Tipos de Comportamento do Consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o comportamento do consumidor e o seu papel na economia, demonstrando que, mais do que nunca, é importante saber o que cada consumidor busca no mercado para satisfazer suas necessidades.
Os aspectos envolvidos no ato de consumo são muitos e cada vez mais importantes, até mesmo para o conhecimento das empresas.
Sabemos que em cadaum de nós existe um consumidor e que em cada pessoa que conhecemos também existe o ato de consumo, ou seja, um produto atual de nosso tempo, o tempo em que as pessoas consomem demasiadamente, isto não deixando de analisar e levar em conta as classificações sociais.
Segundo Karsaklian (2000), percebe-se, porém, que, formalmente ou não, a preocupação com o consumo, a constatação e o fato deexistir em cada um de nós um consumidor tem gerado polêmica com relação a como lidar com os seus comportamentos. Comportamentos estes que são acompanhados de vários fatores, muitas vezes determinantes para o consumo.
Mas o que é ser consumidor?
“Ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, diverti-se... é viver” (KARSAKLIAN, 2000, p.11). Então, se os consumidores, ou seja,as pessoas são diferentes umas das outras e necessitam de alimentar-se, vestir-se e até mesmo se divertirem, são as suas diferenças que vão determinar seus atos de compra e seus comportamentos em relação às outras no mercado de consumo.
Serão apresentadas as etapas pelas quais o consumidor vai passar até decidir por uma compra e qual vai ser a sua satisfação quanto ao produto adquirido,demonstrando, assim, os vários tipos de consumidores e quais são as suas reações no mercado de consumidor.




Tipos de Comportamento de Compra do Consumidor
Cada compra possui aspectos diferenciados em relação ao comportamento do comportamento do consumidor. As decisões poderão ser mais o menos complexas, envolvendo a necessidade de maior ou menor quantidade de informações e de maior ou menorenvolvimento do consumidor nas questões relativas ao processo de decisão de compra.
Para descrever os tipos básicos de decisão de compra dos consumidores individuais, é necessário entender dois fatores subjacentes fundamentais à decisão de compra do consumidor: a busca de informação e o envolvimento.
Busca de informação refere – se a à quantidade de tempo e energia que um individuo dedica aoprocesso de coleta se dados antes se tomar uma decisão.A intensidade da busca se informação varia de um individuo para outro e depende do tipo do produto considerado para compra e da orientação do comprador para o consumo (Semimenik e Mamossy, 1996).
Envolvimento é o grau de preocupação e cuidado que o consumidor emprega na decisão de compra. Refere – se ao nível em que uma determinada compra voltadaao ego ou valor.
O grau de envolvimento depende da orientação do individuo para o consumo e da natureza do produto considerado. Produtos como automóveis, roupas e outros produtos de pesquisa de compra, têm alto valor e tendem a despertar alto envolvimento. Os produtos de de natureza utilitária são menos interessantes para o consumidor.
O envolvimento e o processo decisório estão intimamenterelacionados, como mostra a figura.







Busca de informação extensa e de alto envolvimento (racional). Esse tipo de decisão ocorre quando o produto é comprado com pouca freqüência e tem preço alto. As compras de automóveis e móveis, por exemplo, representam decisões de compra em que a auto-imagem do consumidor ou o alto valor simbólico do produto pode ser força motivadora da decisão.Gerando uma decisão que classificamos como racional.
Busca de informação escassa e de alto envolvimento (lealdade à marca). Nessa situação o ego do consumidor está altamente envolvido na decisão, embora ele dedique pouco ou nenhum tempo à busca de informação; os produtos de uso pessoal são bons exemplos dessa categoria. A busca pela informação e escassa por causa da freqüência da compra e da...
tracking img