Tipos de avc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de AVC

Em Portugal o AVC é a principal causa de morte, originando a maior parte dos internamentos nos nossos hospitais. Calcula-se que no nosso País morram por ano cerca de 200/100.000, isto é, por cada hora morrem por AVC entre duas a três pessoas. Constatou-se também que 50% dos doentes que sobreviveram a um AVC ficam com limitações para o desempenho das actividades da sua vidadiária, dos quais 20% ficam totalmente dependentes.
O AVC é, predominantemente, uma doença dos indivíduos com mais de 65 anos e está correlacionada, essencialmente, com os factores de risco vasculares. Considerando que, cada vez mais, são encontradas causas que predispõem um doente a contrair um AVC, tem sido de boa prática clínica identificá-las e actuar sobre elas, isto é, desenvolver políticasde prevenção.
Em Portugal já foram realizados vários estudos epidemiológicos que permitiram verificar que cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa, destes só 46% sabem que o são, só 36,5% são tratados e apenas 13% se encontram bem controlados (Prof. Mário Espiga em um estudo recente). Para além disso, cerca de 50% dos portugueses têm excesso de peso ou são obesos, cerca de 70% têmo colesterol elevado e 20% fumam. As percentagens de diabetes e sedentarismo são também elevadas.
O tipo de AVC depende do mecanismo que o originou sendo o diagnostico essencial para o tratamento . Sendo assim, existem dois tipos de AVC, que se apresentam como o AVC isquémico e o AVC hemorrágico, que por sua vez apresentam alguns subtipos.
Referenciando-se o AVC isquémico por umapercentagem de 90%, no qual os seus subtipos se apresentam de acordo com as suas origens; o lacunar, o trombótico, e o embólico. Destes três, o AVC isquémico trombótico é o mais frequente de acontecer, adquirindo uma percentagem de 40%, seguido pelo isquémico de origem embólica, 30%, e por fim o menos usual deste conjunto, o isquémico lacunar, com 20% na escala dos tipos de AVC.
O AVC hemorrágico(10%), é menos frequente acontecer e está tal como o anterior dividido em subtipos, o AVC hemorrágico intracerebral, intravascular, subaracnóide e subdural.

O que pode CAUSAR um AVC?

Causas de AVC Isquémico Lacunar:

Como se verificou anteriormente, este tipo de AVC é o menos comum, no seio da “ família” dos AVC’s Isqémicos e caracteriza-se pelo facto de se ter formado uma cavidade oulacuna no vaso, ocasionando um enfarte de dimensões muito reduzidas e quase imperceptíveis.
As patologias clínicas que têm maior incidência, para acontecer este tipo de AVC, são a Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial Crónica. Causas raras, incluem Estenose do tronco da artéria Cerebral Média ou Microembolias aos territórios de troncos de artérias penetrantes.
O inicio do quadro costuma serrepentino e raramente tem carácter progressivo, apresentando-se com hemiparesia motora pura, síndrome sensorial pura, hemiperesia em destros sem alterações da fala ou hemiparesia atáxica.



Causas de AVC Isquémico Trombótico:

Grande parte de acidentes vasculares cerebrais, são causados por uma trombose, isto é, há formação de um coágulo de sangue numa das artérias cerebrais que permanecefixo à parede arterial até que aumenta de tamanho, o suficiente para bloquear o fluxo normal de sangue até cérebro.
As causas mais frequentes são, a Aterosclerose, que se define como uma doença inflamatória crónica, resultante da acumulaçao de placas lipidicas e tecido fibroso nas paredes dos vasos (ateromas), Vasculites, Dissecçao, estados de Trombófilia/ Hipercuaguabilidade e policitémia.Sãoexemplo de causas menos comuns, as doenças infecciosas como a Sifilis e a Triquinose que geram uma lesão na parede dos vasos.
A gravidade do quadro apresenta-se oscilante, ou seja, o doente tem melhoras ou pioras durante esse periodo. Esta (gravidade) depende principalmente da presença de colaterais capazes de manter algum fluxo para a região.



Causas de AVC Isquémico Embólico:

É...
tracking img