Tipos de aleitamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEITAMENTO NATURAL x ALEITAMENTO ARTIFICIAL

O ideal é que o bebê seja amamentado exclusivamente no peito por pelo menos seis meses. Estamos falando do que é ideal, mas nem sempre o ideal é possível. Às vezes, por diversos motivos, algumas mães optam por outros tipos de leite. Vamos estudar agora, além do leite materno, outros tipos de leite existentes que são usados na amamentação.TIPOS DE LEITE MATERNO

Colostro: é amarelado devido principalmente à presença de betacaroteno, possui aspecto cremoso/viscoso, é muito rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lactose, que promove a multiplicação de lactobacillus bifidus que favorece o crescimento da flora intestinal. Facilita a expulsão do mecônio e, consequentemente, promove a limpeza do tubo digestivo,ajudando a prevenir a icterícia (King, 1991; Levy, 1994; OMS, 1994; Aguilar Cordero, Moyano Díez e García Aguilar, 2005). A proporção de gorduras é menor no colostro do que no leite maduro. Em contrapartida, tem mais elevadas concentrações médias de sódio, cloro e potássio, assim como é maior o seu teor de proteínas, vitaminas lipossolúveis, minerais e imunoglobulinas, que, conjugadas com outrosanticorpos formados na própria glândula mamária, fornecem ao recém-nascido a primeira imunização pós-parto. 
Presente desde aproximadamente 20 semanas de gestação até cerca de 2 a 7 dias após o nascimento. A mãe que amamenta um filho, grávida do seguinte, não deixa de produzir colostro até que a placenta seja desprendida do útero!


Leite de transição: Após o colostro é secretado oleite denominado “de transição”, cuja produção pode prolongar-se por uma ou duas semanas. O seu aspecto é aguado, o que, por vezes, constitui fator de preocupação para muitas mulheres menos informadas, levando-as a pensar que o seu leite não é suficientemente bom para a criança e, por isso, elas manifestam vontade de desistir de amamentar. No leite de transição, que se vai modificando de formagradual, de acordo com a evolução do recém-nascido, adaptando-se às necessidades nutricionais e digestivas deste, a concentração de imunoglobulinas e o teor de vitaminas lipossolúveis tornam-se progressivamente menores, enquanto aumenta o conteúdo de vitaminas hidrossolúveis, lipídeos e lactose, com consequente acréscimo do aporte calórico (Aguilar Cordero, 2005b). Na fase de produção do leite detransição, que é popularmente conhecida como “descida do leite”, a mãe pode apresentar febre, dor de cabeça e congestão vascular, acompanhada de um aumento de volume das mamas.

Leite maduro: É uma mistura homogênea com três partes: emulsão (gotículas de gordura), suspensão (partículas coloidais de caseína) e solução (componentes hidrossolúveis). (Nascimento e Issler, 2003: 49). Ele contémtodos os nutrientes necessários para conseguir um crescimento e um desenvolvimento ideais, com a quantidade adequada de nutrientes metabolizados e facilmente digeríveis como as proteínas do soro, os lipídeos e a lactose, assim como uma distribuição proporcional de aminoácidos. Também designado por definitivo, surge por volta do décimo quinto dia (terceira semana pós-parto), tem uma cor mais branca easpecto mais consistente do que o leite de transição (Aguilar Cordero, 2005b). A produção aumenta ao longo da lactação em função das necessidades da criança. Possui maior teor lipídico e de lactose, apresentando menor quantidade de proteínas, e contém a maior parte dos minerais e vitaminas lipossolúveis. Nesta terceira fase, o leite também apresenta modificações, em função da etapa daamamentação, da hora do dia, da nutrição da mãe e da idade do bebê (Aguilar Cordero, 2005b). No início da mamada, é normalmente mais acinzentado e aguado, rico em proteínas, lactose, vitaminas, minerais e água, e, no final da mamada, costuma ser mais branco e rico em energia, pois contém mais gordura. E é o alto teor lipídico no leite do final da mamada (o chamado leite posterior) que induz a sensação de...
tracking img