Separatrizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDIDAS SEPARATRIZES
As medidas separatrizes são medidas de posição e têm por finalidade dividir um conjunto numérico, relativo a um fenômeno, em K partes iguais. (K = 1, 2, 3, 4,...).
Por outro lado você pode dividir um conjunto em partes iguais ou não mas em todas você sempre usará uma medida para generalizar a amplitude de cada parte.
Você poderá dividirum conjunto em três partes de tal forma que a primeira envolva 15% do universo; a segunda envolva 25% do universo e a terceira parte 60%. Em todas, você usará os percentis parafacilitar os seus cálculos.
A primeira parte será definida entre o P0 e o P15; a segunda parte será definida entre o P15 e o P40 e a terceira parte do P40 ao P100.
As medidas separatrizessão:
Mediana;
Quartil;
Decil;
Percentil.
Mediana
Se estivermos interessados em dividir um conjunto numérico em duas partes iguais, devemos recorrer à mediana. Por exemplo,podemos dividir um conjunto salarial de uma Empresa em duas partes iguais: salário bom e salário ótimo e a mediana será o divisor destes salários.
 Quartil
Por extensão do conceito damediana, podemos dividir um conjunto em 4 partes iguais. Cada parte representará 25% do conjunto, surgindo assim a designação de quartil.
Veja a figura abaixo:

Na figura,visualiza-se com facilidade que:
O primeiro quartil: o Q1 é um número onde abaixo dele se situam 25% dos casos e acima, é óbvio, se situam 75%.
O segundo quartil: o Q2 = Md, pois abaixo ouacima dele se situam 50% dos casos.
O terceiro quartil: o Q3 é um número onde abaixo dele se situam 75% dos casos e acima 25%.
Para calcular os três quartis: Q1, Q2 e Q3 de dados nãoagrupados, o método mais prático é o de utilizar o princípio do cálculo da mediana para os três quartis. Na realidade serão calculadas "três medianas" em uma mesma série ordenada.
tracking img