Tipagem sanguinea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Há vários grupos sanguíneos herdados independentemente entre si. São conhecidos diversos sistemas de grupo sanguíneos. Entre eles podemos citar os sistemas ABO Rh, MNS, Lewis, etc. Osistema ABO é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.
Fazem partedeste sistema três genes A, B e O podendo qualquer um dos três ocupar o loco ABO em cada elemento do par de cromossomos responsáveis por este sistema.
O indivíduo do grupo AB é possuidor de um gene A ede um gene B, tendo sido um herdado da mãe e o outro do pai. Ele possui nos seus glóbulos vermelhos os antígenos A e B, seu genótipo é AB.
No caso do grupo O, foi herdado do pai e da mãe o mesmogene O. O gene O é amorfo, isto é, não produz antígeno perceptível. As células de grupo O são reconhecidas pela ausência de antígeno A ou B. Quando o gene O é herdado ao lado de A, apenas o gene A semanifesta; e se é herdado ao lado do gene B apenas o gene B se manifesta.


OBJETIVO GERAL
Identificação dos diferentes tipos sanguíneos de acordo com o sistema ABO.

METODOLOGIA
1.Coloca-se numa lâmina de microscopia, lado a lado, uma gota de soro anti-A em uma das extremidades da lâmina, uma gota de anti-B na região central e, uma gota de anti-D ou Rh, na outra extremidade.
2.Limpa-se a ponta de um dos dedos com algodão, faça um furo com uma lanceta picadora estéril e pingue uma gota de sangue sobre cada gota de soro: anti-A, anti-B e anti-D ou Rh.
3. Com palitos dedentes, isoladamente, misture o sangue e espere alguns minutos para visualizar os resultados.

RESULTADOS
Os resultados que podemos obter são:

* Se houver aglutinação somente no soro anti-A,teremos o sangue do grupo A;
* Se houver aglutinação somente no o soro anti-B, teremos o sangue do grupo B;
* Se não houver aglutinação nem no soro anti-A nem no anti-B, teremos o sangue do...
tracking img