China e curiosidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
China

Nome: Renan Teixeira

Relevo
A china se encontra no continente asiático, dois terços de seu território é constituído por elevações superiores a 1000m, os locais mais altos se encontra na região centro-oeste do país, é lá que se encontra as montanhas mais altas do planeta. O território chinês está predominantemente dentro da placa EURO-ASIÁTICA, há também uma estreita faixa sobre aPlaca Indiana, ou Placa da Índia (está indo na direção da China - limite convergente).A China sofre ainda influência da Placa das Filipinas (que vai em direção da China limite convergente), acarretou o surgimento de uma grande cadeia montanhosa, Cordilheira do Himalaia Seu relevo é constituído da seguinte forma: Oeste – Cordilheiras e planaltos que descem em direção a leste, destacando-se aCordilheira do Himalaia, com altitudes superiores a de 4000m. Noroeste – Os planaltos da Ásia central com destaque para o Sin Kiang, de estruturas sedimentar, onde estão presentes bacias hidrográficas, sem escoamento para o mar. Nordeste - o planalto da Mongólia interior contorna o deserto de Gobi, onde se localiza a planície da Manchúria. Centro-oeste - o planalto do Tibet. Leste - extensas planíciesaluviais cortadas por grandes rios, como o Rio Amarelo (Huang Ho), com solos extremamente férteis. Sudeste - a planície da China setentrional, marcada pela presença do Rio Azul (Tsé-Kiang) e dos baixos planaltos da Bacia Vermelha.

Montanhas da China. Encarta-Himalaya

Acompanhando a linha da costa, estendem-se cinco alinhamentos do relevo, constituídos por montanhas e planícies. A cordilheira deKunlun, a norte do Himalaya, separa a alta planície de Qinghai-Tibete do deserto de Taklamakan, três dos seus cumes superam os 7000 metros: Muztag, Muztagata e Kongur; a cordilheira Tianshan, mais a norte com os seus cumes nevados; a cordilheira Xingan, no noroeste da China; e por último a cordilheira Hengduam e Qilian. As montanhas atingem especial altitude no setor ocidental para descerprogressivamente para a costa. Há montanhas de singular beleza como é a Montanha Huangshan, a única zona de paisagem exclusivamente montanhosa que se encontra no sul da província de Anhui. Trata-se de uma montanha conhecida Colheita do chá... Nas terras humidas do leste da China... pelos seus singulares pinhos e pedras estranhas. Tem mais de setenta afiados picos que estão permanentemente cobertos pornuvens e nevoeiro. Os aspectos a salientar são os pinhos, as rochas, as nuvens e as fontes termais.

Hidrografia
A China conta com numerosos rios, alguns muito caudalosos. Todavia, a distribuição dos cursos fluviais é bastante irregular. A porção oriental do país é bem irrigada, pois os rios principais, o Yangzi, o Amarelo e o Xijiang (Hsi Kiang), desembocam no Pacífico. Já a partenorte-ocidental apresenta poucos cursos fluviais, e de menor importância, alguns dos quais formam bacias endorréicas (que não deságuam no mar), como a do Tarim. Na vertente do Pacífico, o rio mais setentrional é o Amur, que serve de fronteira com a Rússia ao longo de mais de 1.600km, e desemboca em território russo. O Amarelo, que nasce nos montes Kunlun, e em cujos vales floresceu a cultura chinesa em seusprimórdios, desemboca no golfo de Bo, bem como o rio Liao, após percorrer 5.464km. O Yangzi é o curso fluvial mais longo e caudaloso. Com 6.300km de comprimento, nasce no Tibet e drena uma região habitada por centenas de milhões de pessoas; tem como principais afluentes o Huai, o Han e o Min e desemboca, formando um delta, ao norte de Xangai, no mar da China oriental. Deságuam no mar da ChinaMeridional o Xijiang e o Mekong (este acaba no Vietnam).No extremo sul-ocidental da China, na região do Tibet, nascem diversos rios que cortam outras nações (como o Brahmaputra, o Irrawaddy e o Indo). Na porção norte-ocidental, encontram-se bacias endorréicas alimentadas por águas procedentes da fusão das neves; é o caso do Tarim.

Rio Amarelo

O clima na China em geral é o clima de monção...
tracking img