Tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CONAIR






















TINTAS






























PALHOÇA
2012
INTRODUÇÃO

As tintas são materiais de revestimento. Inicialmente líquido, porém, quando esticada seca e forma uma fina camada uniforme sobre uma superfície.Camada esta que protege e embeleza um material, peça ou uma edificação. Esse é um tema muito interessante já que o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais de tintas. Destas cerca de 79% do volume é de tinta para o segmento de construção civil. E representa 63% do faturamento de todo o ramo de tintas (ABRAFATI, 2010). Este trabalho tem como objetivo introduzir a este vasto ramo que é o dastintas. Irá pesquisar sobre a definição de tinta, a função, composição, classificação e finalmente a utilização.
















































TINTAS


DEFINIÇÃO

A tinta é um composto de produtos químicos na forma líquida, aquosa ou em gel, que adere a uma superfície. Após a cura (secagem), a tinta deve formar umapelícula sólida, contínua e uniforme. Constituída basicamente de um ou mais pigmentos sólidos e um veículo, que sofre cura. Para então atingir as características desejadas.
De acordo com as matérias primas selecionadas as tintas demonstram determinadas características. Por exemplo, boa resistência a intempéries, boa aderência, secagem rápida e facilidade na aplicação. As tintas, na EngenhariaCivil, são aplicadas em paredes (alvenaria ou madeira), esquadrias, telhas e entre outros. Com o objetivo de proteger, higienizar e decorar.

FUNÇÃO

Como já foi afirmado, de modo geral as tinta servem para proteção, higiene e estética. Quanto à proteção, um bom exemplo são as tintas utilizadas em estruturas metálicas. Estas protegem o metal da corrosão de agentes químicos e ou atmosféricos.Até certo ponto prolongando a vida útil do material. São muito utilizadas em estruturas metálicas, sejam maquinários ou até portões.
Para estética são tintas com certa fragilidade quando comparadas com as demais. Portanto, deve-se utilizar essa tinta em áreas que não passem por muitas intempéries. Essas tintas têm uma grande variedade de cores. Que são utilizadas da melhor forma possível, paragerar conforto visual e ou definir o estilo do ambiente.
O tipo de tinta com objetivo principal de higienização possui uma estrutura mais fixa, com pouco ou nenhum poro. Desta forma sujeiras e bactérias não se fixam. Esta tinta é utilizada muito em frigoríficos e hospitais.

COMPOSIÇÃO

As tintas são compostas basicamente de resina ou aglomerante, pigmento, solvente e aditivo. Abaixocada constituinte das tintas e sua respectiva função:
• Resina ou Aglomerante – É a parte não volátil da tinta, como o nome mesmo deixa claro, a resina serve para aglomerar, unir as partículas de pigmento. A resina é a responsável pelas transformações físico-químicas que ocorrem na tinta. Portanto, a resina é que determina a característica da tinta. Tanto é verdade que se procura uma tinta pelapalavra “tinta” seguida pelo tipo de resina. Por exemplo, existe tinta PVA, acrílica, epóxi, entre outras.
• Pigmentos – É a parte sólida da tinta, é o que define a cor da tinta. A quantidade de pigmento varia entre 5% a 80%, o valo exato varia de acordo com as características pretendidas. Segundo o autor José Dafico Alves (1974), existem quatro tipos de pigmentos. O primeiro tipo são osorgânicos, de origem animal ou vegetal. O segundo são os negros, carvão de madeiras brancas não resinosas. O terceiro tipo são os metálicos, por exemplo, o pó de alumínio, cobre zinco, etc. O quarto tipo de pigmento são os inertes, barita, branco fixo, kaolin, etc.
• Solvente – É um líquido volátil adicionado para diminuir a viscosidade da tinta, deixa-la mais fluída. Desta forma facilita a aplicação...
tracking img