Tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Componentes:

As tintas são compostas por quatro categorias de componentes: pigmentos, ligantes, líquidos e aditivos. Quanto maior a quantidade de pigmento e ligante, melhor será a qualidade da tinta. Como uma regra geral, quanto maior a quantidade de pigmento e ligante, melhor será a qualidade da tinta.
Pigmentos: Determinam a cor e o poder de cobertura; alguns são usados para acrescentarvolume a um custo relativamente pequeno.
Ligantes: dão "liga" aos pigmentos e proporcionam integridade e adesão ao filme.
Líquidos: também conhecidos como veículo, proporcionam a consistência desejada.
Aditivos: proporcionam à tinta propriedades específicas
Características técnicas das tintas

Viscosidade: A viscosidade é a propriedade dos fluidos, corresponde ao transporte microscópico dequantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.

Tensão superficial: a tensão superficial é um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelasmoléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica.

PH: o PH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'.Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

Massa Acrílica

Produto desenvolvido para nivelar e corrigir imperfeições de superfície. Uniformiza, nivela e corrige pequenas imperfeições, possui tonalidade branca, facilitando dessa forma a aplicação de tinta. Espalha com facilidade, é de linchamento brando e de secagem rápida.

Tempo de Cura do Rebocopara a Pintura

Os cuidados que devem ser tomados nesse processo implicam em verificar principalmente o tempo de cura do reboco novo, que deve ser no mínimo 30 dias. Os produtos utilizados na massa do reboco como cal, cimento, água e areia se interagem numa reação química liberando substâncias no fenômeno carbonatação que é extremamente nocivo ao filme da tinta, provocando a destruição da películase não respeitado o tempo de cura. Aguardando o período de cura, vamos iniciar a nossa pintura. Começamos escolhendo os materiais que deveremos utilizar na preparação da superfície. Uma superfície de reboco novo tem uma absorção irregular e extremamente alta, e nesse caso deve ser preparada inicialmente com uma demão de selador acrílico que tem a função de uniformizar a absorção da superfície.Massa para Madeira

Massa indicada para nivelar e corrigir imperfeições rasas de superfícies de madeira maciça e folheada. Produto de fácil aplicação, grande poder de enchimento, secagem rápida e de fácil linchamento. Indicada para a preparação de portas, janelas, lambris, esquadrias, móveis e madeiras decorativas em geral, em ambientes internos e externos. A função principal é regularizar asuperfície para dá a pintura um melhor acabamento.

Superfícies Mofadas

Superfícies mofadas devem ser cuidadosamente limpam, com a total destruição destas colônias. Para tanto, deve-se escovar a superfície, e, a seguir, lavá-la com uma solução de água potável e água sanitária (1:1), deixando agir por cerca de 30 minutos, após o que a superfície deve ser novamente lavada com água potável,aguardando a completa secagem antes de iniciar a pintura.

Regularização de Superfícies

Massa grossa externa é a massa niveladora para revestimento e regularização de superfície(s) externa(s), aplicada em substituição ao emboço e chapiscos sobre: blocos  e placas cimentíceas, lajes maciças, treliçadas e/ou mistas (EPS e concreto), concreto, azulejos, pastilhas, cerâmicas e etc.
Massa grossa...
tracking img