Resenha engenharia e os engenheiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A engenharia e os engenheiros de José Roberto Cardoso

José Roberto Cardoso, professor da escola politécnica da USP, trata em seu artigo ‘‘Engenharia e os Engenheiros’’ da relação que ascarreiras tecnológicas têm com o desenvolvimento econômico . Na década de 70, no Brasil tínhamos uma elevada agitação da profissão e grandes projetos como: Ponte Rio-Niterói, Metrô de São Paulo,Complexo Urubupunga, dentre outros. A falta de investimento em tecnologia deixou os profissionais da informática com tecnologia defasada e os engenheiros enfrentaram uma desvalorização, refletindo a imagempara os jovens de uma profissão de desempregados e profissionais mal remunerados
Com a baixa remuneração na área da educação, vários professores de Matemática, Física e Química procuraramemprego em carreiras mais bem remuneradas, de acordo com Cardoso o fato de muitos alunos estarem estudando com professores que pouco entendem destas matérias contribuem pela falta de jovens ingressando nasengenharias. Os Estados Unidos também teve política que afastou a área tecnológica da população , a solução encontrada por eles é o investimento em jovens de outros países, como acontece no Brasil,onde jovens de 15 e 17 anos são selecionados anualmente para diversos programas de bolsa de estudo.
O autor mostra que alguns países emergentes
Segundo José Roberto Cardoso a pouca presençadas mulheres se dá a aspectos culturais do século XVII e XVIII onde elas foram excluídas dos movimentos de ciência da época como percebe-se no artigo de (Lombardi,2006).
Em algumas atividades eatribuições, foram questionados socialmente e perderam parte do poder de intimidação nesse período de tempo. Nesse processo, contudo, a divisão sexual do trabalho se reproduziu dentro dessas mesmas áreas,dela decorrendo a atribuição de trabalhos diferentes, de diferente valor, a engenheiros e engenheiras.

Nos dias atuais ainda há reflexos desse condicionamento da mulher por não sentir...
tracking img