Tijolo adobe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Construção em tijolo de adobe

Sumário

1. Introdução pág.3
2. Vantagens e Desvantagens do uso do tijolo em adobe pág.4
3. Sistema construtivo em adobe pág.54.1. Local de Fabricação pág.6
4.2. Confecção das formas pág.7
4.3. Amassamento e descanso do barro pág.7
4.4. Manufatura dos adobespág.8
4.5. Secagem dos tijolos pág.8
4. Resistência pág.8
5. Construção em adobepág.9
6. Referências Bibliográficas pág.11

1. Introdução
*
A terra crua tem sido usada na construção há cerca de dez mil anos, e estima-se que um terço da população do nosso planeta vive hoje em habitações de terra. A construção em terra,geralmente associada a pequenas habitações, foi também utilizada na construção de edifícios de grande escala, como por exemplo, as pirâmides de Daqqarah no Egito ou o palácio de Potala no Tibete.
No Brasil, apesar da redução no uso do adobe, este ainda é usado em várias regiões, principalmente nas regiões norte e nordeste. Também em Minas Gerais e Goiás é possível encontrar muitas casas emadobe. Infelizmente muitas casas populares de adobe são construídas sem os cuidados necessários gerando rápida degradação do material e conferindo a impressão de ser o adobe um material ineficiente.
No entanto a História já o comprovou um material de grande durabilidade, inclusive nas cidades históricas brasileiras, como Ouro Preto e Pirenópolis, que ainda possui muitas casas de tijolos de adobe.
Apartir da preocupação com a conservação do patrimônio arquitetônico a nível mundial, percebeu-se a necessidade de estabelecer conceitos e critérios para tal, que resultaram em recomendações. Uma delas trata do respeito aos materiais originais, contidos nas construções e monumentos históricos, ou seja, no momento das intervenções que fossem mantidas as técnicas tradicionais encontradas.
A terracrua, como material construtivo, pode ser escavada, empilhada, modelada, prensada, recortada, pode servir de enchimento, de cobertura, de recobrimento, entre outros. Existem diversos modos de construir e podem ser utilizadas diversas técnicas construtivas, depende da região e do tipo de terra disponível. A construção em adobe designa os tijolos de terra crua preparados em moldes, secos ao sol eutilizados em seguida à maneira clássica para erguer paredes.

Figura 1 - Residência construída com a utilização de adobe.
Fonte: ALEXANDRIA ; LOPES (2008, p. 07)

2. Vantagens e Desvantagens do uso do tijolo em adobe

Afirma-se que a terra como material de construção possui melhores qualidades que os materiais industrializados. Assim, seguem algumas vantagens e desvantagem dosistema construtivo em tijolo de adobe:

Vantagens:

* Baixo consumo energético, pois a energia utilizada é principalmente solar;
* Facilidade na execução de instalações hidráulicas e elétricas;
* Matéria-prima abundante, necessitando eventualmente de correção;
* Bom comportamento térmico e acústico devido à grande inércia;
* Material incombustível;
* Não necessita...
tracking img