Ler/ dort

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi analisar o posto de trabalho dos fisioterapeutas em sua atuação, e como eles também estão expostos aos riscos de lesão corporal em sua atividade laboral.Nesse estudo, serão apresentadas as principais causas dos distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho (DORT) em fisioterapeutas.
De acordo com estudos já realizados, foi demonstrado que aregião mais acometida dentre os fisioterapeutas foi à coluna lombar, seguida da coluna cervical e da combinação punho/dedos, principalmente do polegar. Na prática do fisioterapeuta existem posturas eposicionamentos que são potencialmente geradores de DORT, dentre as mais citadas estão: o ato de transferir pacientes dependentes; trabalhar em uma mesma posição; realizar terapia manual e movimentaçãorepetitiva. A análise dos estudos evidencia a associação entre a prática do fisioterapeuta e o surgimento de DORT, conferindo um alto risco principalmente à coluna vertebral.
1. INTRODUÇÃO

A análiseergonômica do trabalho trata-se de uma abordagem que visa conhecer o funcionamento e as situações laborais tornando possível compreender os seus determinantes. Constitui-se em uma oportunidade paramelhor distinguir as exigências dos postos de trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores.
DORT - Distúrbios Osteo-Musculares Relacionados ao Trabalho
2. O FISIOTERAPEUTA E A DORT

Afisioterapia é a ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais, intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas epor doenças adquiridas, Segundo Peres (2002). Suas ações são fundamentadas em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos em diversas áreas.
Apesar de a fisioterapia ser uma profissãocujo objetivo maior é promover a saúde do indivíduo, na grande maioria dos ambientes de trabalho, as condições ergonômicas são precárias o que proporciona a execução de tarefas de trabalho que...
tracking img