Tijolo adobe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tijolo adobe é um material de construção usado antigamente em diversas partes do mundo, sendo, portanto, um material tradicional. Além disso, os insumos necessários para a sua produção (Solo do tipo Latossolo vermelho – amarelo distrófico, areia tipo média, fibra natural e água) podem ser encontrados na região; a energia utilizada na sua fabricação é nula; possui excelente conforto térmico, oconsumo de agua para sua produção é 60 vezes menos que para a do cimento, não gera vapores contaminantes e não apresenta perigo na sua manipulação. No entanto, trata–se de um processo artesanal que, dependendo de sua composição em contato com água, sofre desgaste e erosão e a mão de obra empregada pode ter pouca especialização, tornando o adobe um material apropriado do ponto de vista dasustentabilidade.

Nesse sentido, as características do adobe - tanto do ponto de vista físico, por exemplo, sua capacidade de regulação térmica e acústica, permeabilidade, absorção odores e dissolução de gorduras, material renovável, sua variedade cromática, e, ainda, boa inserção no meio ambiente; quantos do ponto de vista culturais e tecnológicos por estar presente na nossa tradição colonial contribuempara que essa tecnologia possa resultar em uma arquitetura bioclimática bem adaptada e inserida, enfim, com potencialidades para um bom conforto ambiental. Sendo assim, a pesquisa e o desenvolvimento desta técnica de construção poderão contribuir para que sua aplicação possa ser sistematizada e o seu uso resgatado. Este artigo, portanto, tem a finalidade de verificar a viabilidade do tijolo deterra crua (adobe) na execução de moradias, realizou-se pesquisa para identificar as características físicas e mecânicas do solo e definição de procedimentos e métodos de produção do mesmo, estabelecendo critérios que melhorem a qualidade do produto final.
Argilas com alto teor de óxido de ferro é baixo caulinítico tendem a ser pouco expansivas. Ao observar as características no material de soloevitando assim, o fenômeno de contração, com isso, pode surgir trincas e fissuras durante o processo de cura. No acréscimo de fibras na mistura com palha ajuda no controle do surgimento de trincas e fissurações. Quanto a utilização do bagaço de cana de açúcar observa-se que a resistência a compressão simples foi reduzida com o aumento do teor de fibras na mistura.
A metodologia de produçãoconsiste na técnica de moldar o tijolo cru em fôrmas de madeira, onde o bloco de solo é seco ao sol, sem que haja a queima do mesmo. A mistura a ser moldada pode ser feita apenas com água e terra ou com o acréscimo de estabilizante e fibras naturais. Amassando com os pés, forma-se uma mistura plástica. A partir dos tijolos de adobe foram feitos testes de viabilidades, com a finalidade de elucidar oscaminhos que levarão às conclusões, o processo de produção de adobes é artesanal, sendo o material de solo seu principal componente. Portanto, fazem–se necessários a análise granulométrica e estudo do nível de expansão da argila a princípio, e dos demais testes referidos no estudo.
A partir da análise granulométrica foram estabelecidas as quantidades de solo em seu estado natural e corrigidos comareia média, adotou-se as dimensões: AP 23x11x5 cm, BA 23x11x5,5 cm, CA 29x14x10 cm, DA 29x14x14 cm. Os tipos de solos foram submetidos ao peneiramento com a peneira de 4,76 mm. Utilizando o solo completamente seco foram feito as correções granulométrica de 60% para o LVAdm (LATOSSOLO VERMELHO–AMARELO Distrófico textura média) e LVAdarg (LATOSSOLO VERMELHO– AMARELO Distrófico textura argilosa), e40% e 60% para o LVAdmarg (LATOSSOLO VERMELHO–AMARELO Distrófico textura muito argilosa).

De acordo com a figura 2, observa-se que o LVAdm e o solo cuja o composição granulométrica mais se assemelha ao adobe, esse solo pode ser utilizado em seu estado natural, simplificando-se os processos na produção. O LVAdmarg e o LVAdarg ambos necessitam de correção com areia em quantidade distintas....
tracking img