Ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
BACHARELADO EM SISTEMA DA INFORMAÇÃO
ALMEIDA, Silvania Campos de., BRITO, Nayara Silva., CARUSO, Daniel Pajuelo., MATOS, Rafael Ferreira de., MOREIRA, Paloma dos Santos Félix., e SILVA, Carlos Aparecido da..
TI VERDE

RESUMO

A TI Verde tem como intuito prover a utilização dos recursos de forma consciente, proporcionando a preservação ambiental e aredução de gastos na infraestrutura. Este trabalho tem o objetivo de apresentar as motivações que nortearam este tema, indicar tecnologias, idéias e comportamentos que possibilitem economia no consumo de energia tanto nas organizações, quanto nas residências, e também, mostrar regulamentações existentes e as iniciativas das grandes organizações.

ABSTRACT

The Green IT has the intention toprovide the use of resources in a conscious way, providing environmental protection and reduction in spending on infrastructure. This paper aims to present the motivations that guided this subject, please technologies, ideas and behaviors that allow savings in energy consumption in both organizations, as well as in residences, and also show existing regulations and initiatives of large organizations.INTRODUÇÃO

Atualmente palavras como aquecimento global, desmatamento tsunamis, tornados, estão se tornando termos normais do nosso linguajar.
Na corrida por liderança no mercado tecnológico, estamos produzindo mais e mais lixo, todas vez trocamos um monitor, placas de vídeo/som ultrapassadas, isso para não dizer os celulares, MP3, TV etc., que descartamos. Vale a pena resaltar que seuscomponentes eletrônicos embutidos são formados de metais pesados, plásticos, ferros, sem levar em conta o que já foram gastos com produção destes produtos que causam todos os problemas para o meio ambiente.
Estamos passando por problemas que a décadas eram tachados como improváveis. Isto se deu graças a uma sociedade orientada ao consumo e a falta de preocupação com o meio ambiente.DESENVOLVIMENTO
TI VERDE

A Ti verde(Green IT ou tecnologia da informação verde) é um grande caminho para aumentar o lucro de uma empresa, não só por atrair novos clientes e investidores, mas principalmente pelo fato de reduzir os custos operacionais das companhia e minimizar cada vez mais as agressões ao meio ambiente.
Quando as empresas escolhem seus fornecedores levam em conta suas ações depreservação ambiental, sendo assim, as empresas e organizações que partem em defesa da preservação do planeta são respeitadas e podem levar vantagens em sua atuação na cadeia de negócios .

COMO SE TORNAR VERDE.

A conscientização está se alastrando. E a decisão de embarcar na TI Verde envolve um leque variado de práticas que vai das mais simples até às mais complexas. Existem pequenas mudançasque, em conjunto, podem representar economias significativas.
Entre elas: o simples fato de tirar da tomada recarregadores de baterias e de celulares quando não estiverem em uso; trocar os monitores de tubo (por) pelos de LCD; fornecer laptops aos usuários em vez de desktops, dessa forma reduzindo o gasto de energia; desligar descansos de tela; e estabelecer políticas de impressão em frente everso, mantendo as impressoras longe dos funcionários, para desencorajar impressões desnecessárias;
Para que essas iniciativas funcionem, é fundamental que sejam desenvolvidas políticas verdes corporativas
De acordo com Rakesh Kumar, analista do Gartner Group(empresa de consultoria) muitas ações permitem retorno no curto prazo. É o caso de projetos que reduzem a demanda de energia comoconsolidação de data centers com práticas Ti verde.
Nesse cenário, a consolidação de servidores e também a virtualização podem proporcionar o resultado esperado, visto que reduzem significativamente o cosumo de energia.
Há também um esforço em produzir itens com material cada vez menos impactante para o ambiente, facilitando a reciclagem e o descarte.

DATA CENTER VERDE

Considerados grandes...
tracking img