Tuberculose pulmonar causada pelo mycobacterium tuberculosis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS




CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS




NÍVIA ANDRÉIA ALMEIDA MIRANDA






TUBERCULOSE PULMONAR CAUSADA PELO MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS















CAMPINAS
2011
NÍVIA ANDRÉIA ALMEIDA MIRANDA














TUBERCULOSE PULMONAR CAUSADA PELO MYCOBACTERIUM TUBERCULOSISTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência para obtenção do Título de Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Vida, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.


Orientadora: Profa. Dra. Neusa Maria Osti








PUC-CAMPINAS
2011
Pontifícia UniversidadeCatólica de Campinas
Centro de Ciências da Vida
Programa de Graduação



Autora: MIRANDA, Nívia Andréia Almeida
Título: Tuberculose pulmonar causada pelo Mycobacterium tuberculosis




Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas



BANCA EXAMINADORA





Presidente e orientadora Profa. Dra. Neusa Maria Osti

1º Examinador Prof (a). Dr (a).________________________________________
Msc. Tais Nitsch Mazolla







Campinas, 17 de novembro de 2011.
Aos meus queridos pais, Maria e Manoel (in memorian),
pelo exemplo de pessoas que são,
pela dedicação e apoio que me deram
em todos os momentos da minha vida.







































Tenho a impressão de ter sido umacriança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos.
Isaac Newton (1643-1727)
RESUMO

MIRANDA, Nívia Andréia Almeida. Infecções causadas pelo Mycobacterium tuberculosis. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciências Biológicas) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Graduação em Ciências Biológicas, Campinas, 2011.

A tuberculose é considerada uma das doenças transmissíveis mais antigas, sendo a infecção mais importante causadora de mortes em adultos no mundo e é causada pelo microrganismo Mycobacterium tuberculosis. Estima-se que, de acordocom a Organização Mundial da Saúde, cerca de um terço da população mundial seja portadora deste microrganismo, estando o Brasil classificado em 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose mundial. As micobactérias são bastonetes aeróbicos, não formadores de esporos; elas se coram pela coloração álcool-ácido-resistente. A tuberculose é uma doença do SistemaRespiratório Inferior e é mais comumente adquirida pelo ar, por meio da inalação do bacilo, sendo os incivíduos imunodeprimidos mais propensos a contrair a doença. Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febrebaixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses com antibióticos e geralmente é bem sucedido se esses pacientes que seguem o tratamento corretamente. Como prevenção, é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano,com a vacina BCG. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas. Frente à essas observações, é importante realizar uma revisão bibliográfica caracterizando a incidência desta doença, responsável anualmente, pelo óbito de milhões de pessoas no mundo.

Termos de indexação: Mycobacterium tuberculosis. Tuberculose...
tracking img