Ti tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Danilo Pereira

1.1_OF_conc_basic_historia_00
OFICINA DO FUTURO Conceitos Básicos Neste módulo, são abordados os principais NOVOS conceitos históricos relacionados a TI, bem como um breve panorama sobre a forma atual de interação da TI com os negócios. Você deve ficar atento a essa dimensão de TI x Negócios, pois ela permeia todo esse curso.

SENAI - Oficina do Futuro

1 / 11

DaniloPereira

1.1_OF_conc_basic_historia_01
OFICINA DO FUTURO
Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS História da Computação Há várias referências quanto à história da computação e das gerações de computadores. Entre elas, podemos dizer que várias áreas do conhecimento humano, como matemática, lógica de programação e eletrônica digital, deram origem ao desenvolvimento datecnologia da computação. Para traçar um panorama simplificado da era do Processamento de Dados, descrevemos abaixo alguns itens que foram marcantes nesta evolução: ÁBACO - Surgiu há mais de 1500 anos, sendo o primeiro instrumento utilizado pelo homem para calcular. Ainda hoje, encontramos instrumentos semelhantes nas lojas de brinquedos ou nas livrarias. PASCALINA – Outros instrumentos e técnicas foramdesenvolvidos para facilitar as operações aritméticas. Entre eles, podemos citar. John Napier, que em 1614 apresentou ao mundo os logaritmos; Blaise Pascal, que em 1642 construiu uma máquina de cálculos, a Pascaline ( pascalina), que consistia em rodas e engrenagens na qual o operador introduzia os algarismos a serem somados, acionando uma série de rodas dentadas com algarismos de zero a nove,impressos de modo que os números a serem somados ficassem expostos num mostrador.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Imagen:Boulier1.JPG

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem: Arts_et_Metiers_Pascaline_dsc03869.jpg

Mecanismo da Pascalina Cartão Perfurado - Em 1801, o tecelão francês Joseph-Marie Jacquard, inventou uma interessante máquina de tear comandada por cartões perfurados emfileiras. Os cartões perfurados tiveram uma finalidade ainda mais importante na programação de computadores, na segunda metade do século XX. Em 1822, Charles Babbage projetou o primeiro computador mecânico; contudo, o projeto em si foi mais uma contribuição para o futuro dos computadores.

Cartão perfurado de 80 colunas da IBM Fonte: www.sabbatini.com/renato/correio/cp970923.html

TOPO

SENAI -Oficina do Futuro

2 / 11

Danilo Pereira

1.1_OF_conc_basic_historia_02
OFICINA DO FUTURO
Conceitos Básicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTÓRICOS História da Computação

Foto do ENIAC Fonte: www.museudocomputador.com.br/enciteclado.php

ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer ou Computador e Integrador Numérico Eletrônico) - O Primeiro Computador Eletrônico ocupavatrês salas e pesava 30 toneladas, desenvolvido para fins militares, com financiamento do exército americano. O ENIAC só foi apresentado oficialmente em fevereiro de 1946. EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer ou Computador Eletrônico Automático de Variáveis Discretas) - Com ele surgiu a possibilidade de codificar as informações em forma binária ao invés de decimal, o que reduziasignificativamente o número de válvulas necessárias ao seu funcionamento.

Fonte: www.windoweb.it/edpstory_new/ep_neumann.htm

Fonte: www.firstscience.com/home /photos/chip_72.html

CHIP – Criado por volta de 1970, a pastilha de silício (microprocessador), pouco maior do que um grão de milho, foi a grande responsável pelo desenvolvimento do computador pessoal anos depois.

Os PrimeirosModelos Comerciais de Computadores – Os modelos experimentais ENIAC e EDVAC não foram produzidos comercialmente. Em 1951 surge o LEO, primeiro computador comercial, seguido do lançamento do IBM 701, nos Estados Unidos. Desta forma, as empresas começaram a produzir computadores em série. Na Alemanha, a SIEMENS, lança o SIEMENS 2002. O modelo da IBM 1401 foi o representante mais típico dessa geração....
tracking img