thomas malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS ROBERT MALTHUS

Thomas Malthus nasceu no ano de 1766 em Rookery, estudou no Jesus College, Cambridge,matemática e literatura e em 1797 foi ordenado sacerdote da Igreja anglicana.Em 1791 assumiu uma paróquia, o exercício do ministério o pôs em contato brutal com a realidade de seu tempo;a situação das classes trabalhadoras arrastadas para o processo de industrialização da economiabritânica.Com a analise das desgraças da época o levou a partir de 1805 ensinar a economia política em Haileybury.
Como economista, Malthus exerceu certa influência sobre David Ricardo e, por outro lado, antecipou ideias mais tarde desenvolvidas por Keynes.Mathus é um dos pricipais representantes da escola clássica inglesa.Influenciado pelo espírito do iluminismo,favorável a idéia de progressosocial,defendia uma redistribuição de renda ao criticar o excesso de poupança da classe capitalista

Malthus publicou várias obras de economia política, sobretudo Uma Pesquisa sobre a Causa do Presente Alto Preço dos Alimentos, em 1800, e Princípios de Economia Política, tendo-se em vista sua Aplicação Prática, em 1820.

Deve sua celebridade, no entanto, a uma obra sociológica e demográfica quepublicou anonimamente, em 1798: Um Ensaio sobre o Princípio de População. Nela, Malthus tirou das estatísticas disponíveis em seu tempo em sua teorica conclusão de que a produção de alimentos só cresce em progressão aritmética, enquanto a população tem a tendência de aumentar em progressão geométrica.Do ponto de vista quantativo,as terras cultiváveis estão limitadas pelo espaço geográfico ,exploradastodas as terras naturalmente surge um ponto de estrangulamento da produção dos alimentos.Do ponto de vista qualitativo,Mathus se baseia na lei dos rendimentos decrescentes ,pois o solo em algum momento se esgotará ,consederando então que os bens de subsistência crescem geometricamente .Já o aumento da população ,graças ao aumento da fecundidade cresce geometricamente.
A explosão demográfica secolide com o nível de frecursos disponíveis,na fome e na subversão da ordem social.

A consequência inevitável dessa proporção, segundo Malthus, seria uma crescente miséria das grandes massas de população: pobreza extrema e fome permanente. Quando esses males chegam ao auge, a própria natureza intervém, corrigindo-os por meio de guerras, epidemias, etc., reduzindo violentamente a população.Malthus recomenda, contudo, não esperar essas catástrofes. Seus remédios são os seguintes: negar às populações toda e qualquer assistência (hospitais, asilos, etc.) e aconselhar-lhes a abstinência sexual para diminuir a natalidade.

A origem dessas ideias de Malthus é, em parte, econômica, em parte, religiosa. O pano de fundo dessa primeira forma do malthusianismo é a situação social da Inglaterrano começo do século 19: um forte êxodo rural, de camponeses que se transformaram em operários industriais, causando crescimento rápido das grandes cidades, e uma agricultura de técnica obsoleta, incapaz de alimentar a população inglesa.

Durante o século 19, as estatísticas não confirmaram as previsões pessimistas de Malthus. Os progressos da agricultura científica (adubos artificiais) a partirdas pesquisas de Liebig e a possibilidade de importar de países ultramarinos trigo e carne, em grandes quantidades, melhoraram sensivelmente os níveis de abastecimento e alimentação.

Por outro lado, e apesar do crescimento das grandes cidades, a população não aumentou em progressão geométrica. Com a melhoria da situação das massas, a natalidade decresceu e as classes médias utilizaram meiosanticoncepcionais para manter pequeno o número de filhos.

Apesar do pessimismo de suas proposições ele é considerado o pai da demografia.




















KARL MARX

Karl Marx (1818–1883) foi filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como...
tracking img