Thomas hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leviatã - Capítulo XIII
Da condição natural da humanidade relativamente à sua felicidade e miséria

Para iniciar o resumo do capítulo XIII é necessário introduzir o leitor no contexto históricoque Hobbes vivia. O cenário é a guerra civil inglesa e posteriormente a transição do iluminismo, ambas as condições de extrema pobreza, caos e guerra.

Nesse capítulo, Hobbes, trata também danecessidade que os homens têm de subjulgar seu semelhante, para assim, garantir sua própria sobrevivência. E que não necessariamente aquele que tem mais força física ira sobressair contra o indivíduo maisfraco fisicamente, pois esse pode destacar-se pela inteligência e astúcia.

A questão da vaidade humana também é lembrada por Hobbes como uma das causas das guerras “De modo que na natureza do homemencontramos três causas principais de discórdia. Primeiro, a competição; segundo, a desconfiança; e terceiro, a glória. A primeira leva os homens a atacar os outros tendo em vista o lucro; a segunda, asegurança; e terceira, a reputação” Sendo assim, Hobbes, ratifica a necessidade de um poder comum capaz de manter a todos em respeito e harmonia.

Leviatã – Capítulo XIV
Das primeiras e segundasleis naturais, e dos contratos.

Hobbes inicia definição ou o sentido do termo “Jus naturale” ou o direito de natureza, onde o homem é livre para fazer o que julgar necessário para preserva suanatureza, ou seja, sua vida. E assim, sem se submeter a nenhuma lei de natureza (Lex naturalis), que teria a função de proibir um homem de fazer tudo o que possa destruir sua vida ou priva-lo dos meiosnecessários para preservá-la.

Hobbes também faz a distinção de jus e Lex, o direito e a lei. “O direito consiste na liberdade de fazer ou de omitir, ao passo que a lei determina ou obriga a uma dessasduas coisas. De modo que a lei e o direito se distinguem tanto como a obrigação e a liberdade, as quais são compatíveis quando se referem à mesma matéria.”

A transferência ou renúncia de direito...
tracking img