Tga etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL-FACNET

ADMINISTRAÇÂO

Prof. Ms. Alex Simiema















TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

















Antônio Alexandre Teixeira
Dhene Clei Cruz da Silva
Hingrid Dayane Fortes Melgaço
Luiz Eduardo Marques do Nascimento
Márcia Hilda Fortes Melgaço
Ricardo Gonçalves Fernandes

Introdução

Neste trabalho apresentaremos algunsfatores que foram importantes no surgimento e aprimoramento das teorias gerais da administração. Também será apresentado as características marcantes das teorias propostas pelos precursores da Administração, Taylor e Fayol.






































Desenvolvimento

Influência da Organização da Igreja Católica
Através dos séculos,as normas administrativas e princípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos Estados (como Atenas e Roma) para as instituições da nascente Igreja Católica e para as organizações militares.
A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade deprincípios administrativos utilizados na Igreja Católica.

Influência da Organização Militar

A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração. Há 2.500 anos, Sun Tzu, um general filósofo chinês – ainda reverenciado nos dias de hoje – escreveu um livro sobre a arte da guerra no qual trata da preparação dos planos, da guerra efetiva, da espada embainhada,das manobras, das variações de táticas, dos pontos fortes e fracos do inimigo e da organização do exército. As lições de Sun Tzu ganharam versões contemporâneas de muitos autores e consultores.
A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. O princípio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado pode ter umsuperior) – fundamental para a função de direção – é o núcleo central das organizações militares daquelas épocas. A escala hierárquica, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações.

Influência da Revolução Industrial

A partir de 1776, com ainvenção da máquina a vapor pó James Watt (1736-1819) e a sua posterior aplicação à produção, uma nova concepção veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado.A 1ª Revolução Industrial pode ser dividida em quatro fases:
1ª fase: a mecanização da indústria e da agricultura, nos fins do século XVIII.
2ª fase: a aplicação da força motriz a indústria.
3ª fase:o desenvolvimento do sistema fabril.
4ª fase: aceleramento dos transportes e das comunicações.

A 2ª RevoluçãoIndustrial é provocada por três acontecimentos:
- desenvolvimento de novo processo de fabricação do aço (1856);
- aperfeiçoamento do dínamo (1873);
- invenção do motor de combustão interna (1873) por Daimler.

Para a TGA, a principal conseqüência disto tudo é que a organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial, graças a umamultidão de fatores, dentre os quais:
a) a ruptura das estruturas corporativas da Idade Média;
b) o avanço tecnológico, graças às aplicações dos progressos científicos à produção, com a descoberta de novas formas de energia e a possibilidade de uma enorme ampliação do mercados;
c) a substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção.

A influência dos economistas liberais...
tracking img