Atps tga 1 etapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE _________
ADMINISTRAÇÃO – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO







ATPS – 1° ETAPA






AlunosCIDADE
2011

A Administração surgiu no momento em que as pequenas empresas tornam-se companhias de médio e grande porte, essa nova visão se dá com a necessidade de uma melhor gestão, e ummomento histórico que privilegiava esse novo pensamento. Advindo dos termos latinos ad, que significa direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ouobediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro, Administração, de acordo com sua origem, nada mais é do que realizar uma função sobo olhar do outro. Hoje, sabe-se que esta concepção está ultrapassada, pois vem a ter com um momento histórico totalmente novo, diferente de quando surgiu, quando controlar o seu empregado era o maiordesafio do patrão.
De acordo com Chiavenato (2011), Administração é a ciência que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do século passado e provocou o espetacular aumento daqualidade de vida das pessoas. Administrar envolve toda e qualquer relação humana, desde o âmbito familiar até questões mundiais, podemos resolver demasiados impasses se atentarmos às técnicasadministrativas. Tudo isso porque é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obterresultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas (Chiavenato, 2011).
Por meio do planejamento, organização, direção e controle, tem-se o pensamento administrativo, e foi baseado nistoque alguns estudiosos se inspiraram para criar suas teorias. Frederick W. Taylor é o precursor das teorias administrativas. Ele é o pai da Administração Científica, um método baseado na ciência...
tracking img