Tg pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE FAZ-DE-CONTA NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Evani Gaspar Viana
Prof.ª Janaina de Sousa Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Pedagogia – PED 6781 – Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e Artes
09/09/09

RESUMO

A atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, podedesenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula: o lúdico se apresenta com uma ferramenta de ensino para o desempenho integral dos alunos, com o auxílio da educação física. O jogo na escola traz benefícios a todas as crianças, proporcionando momentos lúdicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade. A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano emtodas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos e psicomotores. Assim sendo, as aulas podem ser desenvolvida na quadra, na sala de aula, em uma pesquisa de campo, em uma aula de matemática, português, geografia. Pois a educação físicapoderá ter uma interdisciplinaridade com todas as disciplinas, sendo usado à prática com a teoria, desenvolvendo as inteligências múltiplas e a participação efetiva dos alunos no processo pedagógico. A ludicidade apresenta benefícios para o desenvolvimento da criança: a vontade da criança em aprender cresce, seu interesse aumenta, pois desta maneira ela realmente aprende o que lhe está sendoensinado.

Palavras-chave: Ludicidade; Aprendizagem; Educação Física; Inteligências Múltiplas.

1 INTRODUÇÃO

A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogo”. Se achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogo, ao brincar, ao movimento espontâneo, mas passou a ser reconhecido como traço essencialmente psicofisiológico, ou seja,uma necessidade básica da personalidade do corpo e da mente no comportamento humano, as implicações das necessidades lúdicas extrapolam as demarcações do brincar espontâneo de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão (ALMEIDA, 2006). É fundamentalenfatizarmos a importância do professor literalmente “trazer a rua e a vida” para a sala de aula, fazendo com que seus alunos percebam os fundamentos da matéria que ensina na aplicação da realidade. Usar uma construção em argila, móbiles ou montagens para estudar o movimento ou perceber o deslocamento do ar, tudo é uma série de atividade, se refletidas e depois idealizadas por uma equipe docenteverdadeiramente empenhada, transposta para uma estruturação de projetos pedagógicos, podem facilmente se traduzir em inúmeros recursos que associam a inteligência cinestésico-corporal e outras ao fantástico mundo da ciência, os deliciosos êxtase pelo mundo do saber. Para que o lúdico traga esse benefício é preciso que os professores interajam entre si, através da interdisciplinaridade. Baseado nisto,Antunes (2002, p. 155-156) afirma que:

É fundamental enfatizarmos a importância do professor literalmente “trazer a rua e a vida” para a sala de aula, fazendo com que seus alunos percebam os fundamentos da matéria que ensina na aplicação da realidade. Usar uma construção em argila, móbiles ou montagens para estudar o movimento ou perceber o deslocamento do ar, tudo é uma série deatividade, se refletidas e depois idealizadas por uma equipe docente verdadeiramente empenhada, transposta para uma estruturação de projetos pedagógicos, podem facilmente se traduzir em inúmeros recursos que associam a inteligência cinestésico-corporal e outras ao fantástico mundo da ciência, o delicioso êxtase pelo mundo do saber.

É por todos estes motivos que a ludicidade é necessidade do...
tracking img