Textos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Maria Lucienne Ribeiro Moreira





“Textos Escolares: Um capítulo à parte













Rio de Janeiro
2012
Escola, leitura e produção de textos apresenta umaclassificação simples e precisa dos textos que estão sendo produzidos na atualidade, estando articulada com uma proposta didática para que as crianças venham a ser boas leitoras e escrevam corretamente e comautonomia. As autoras propõem que se trabalhe de forma construtiva com os erros e que sejam criadas situações de contato, exploração e reflexão sobre a produção de textos que permitam aos alunosotimizar seu aprendizado, aproveitando ao máximo suas possibilidades
Como selecionar textos escolares?
O livro atribui ao professor o papel de selecionar recursos para o desenvolvimento de seu papelenquanto educador. Os materiais de leitura precisam dar conta do planejamento tanto na aplicação dos conteúdos, quanto permitir avaliar o desenvolvimento do educando. Essa escolha acontecerá de acordocom as concepções do professor, tendo consciência se esses materiais contemplam a proposta educacional da série em questão e os conteúdos curriculares.
Outra questão que precisa ser aferida, é seesses textos auxiliam na formação sócio-cultural do educando e se proporcionam interesse, a ponto de gerar nos alunos o estimulo necessário para a iniciação como leitores/autores, além se ser aplicávelao contexto.
A autora considera altamente negativa a utilização exclusiva de manuais, livros de leitura ou livros de atividades pelo fato de serem excessivos no que diz respeito a informação e poucocoesos, dificultando a assimilação do leitor.
Outra abordagem da autora é a “escolarização” dos textos. A utilização deve ser contextualizada, permitindo que o educando aprenda vivenciando, como porexemplo, através de um texto literário, em que o leitor transpõe-se para o papel do personagem e dessa forma, assimila mais naturalmente a proposta da leitura.
Kaufmam finaliza o capitulo propondo...
tracking img